Transformação Isotérmica e Lei de Boyle-Mariotte

Definição conceitual de transformação isotérmica

Daí o significado do nome “isotérmico”, que vem do grego, em que iso significa “igual” ethermo é “calor”, ou seja, “calor igual” ou “temperatura igual, constante”.

Para ver como o volume varia em relação à pressão, imagine uma seringa, cujo orifício está fechado e o êmbolo pressionado. Veremos que quanto maior for a pressão externa aplicada sobre o êmbolo da seringa, menor será o volume do ar dentro da seringa.

Experimento de transformação isotérmica do ar com uma seringa

Essa relação entre o volume e a pressão, com a temperatura de uma massa de gás fixa, foi estudada pela primeira vez pelo físico e naturalista inglês Robert Boyle (1627-1691), que realizou experimentos isotérmicos bem controlados, comprovando que o volume é inversamente proporcional à pressão.

Quatorze anos depois, o físico francês Edme Mariotte (1620-1684) realizou os mesmos experimentos e os divulgou na França, honestamente lembrando-se de Boyle. Assim, criou-se a seguinte lei sobre transformações isotérmicas com gases, denominada Lei de Boyle-Mariotte:

Definição conceitual da Lei de Boyle-Mariotte

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Isso significa que, por exemplo, se diminuirmos o volume pela metade, a pressão exercida pelas moléculas do gás dobrará e assim sucessivamente, como pode ser visto abaixo:

Transformação isotérmica dos gases e lei de Boyle-Mariotte

Matematicamente, temos:

Fórmula matemática da Lei de Boyle-Mariotte segundo a transformação isotérmica

k é a constante de proporcionalidade, ou seja, sempre que duas grandezas variam numa mesma proporção, a multiplicação entre elas dá uma constante. Assim, não importa se alteramos a pressão do sistema e, consequentemente, o volume; o produto dos dois sempre será o mesmo.

Portanto, podemos escrever:

Fórmula da Lei de Boyle-Mariotte

Representando graficamente essas variações do volume em relação à pressão, veremos que sempre dará uma curva denominada hipérbole, que chamamos, nesse caso, de isoterma. Diferentes temperaturas originam diferentes isotermas:

Representação gráfica de isotermas

O primeiro cientista a estudar as transformações isotérmicas dos gases foi Robert Boyle

O primeiro cientista a estudar as transformações isotérmicas dos gases foi Robert Boyle

Por: Jennifer Rocha Vargas Fogaça

Artigos relacionados

Cálculos com a equação geral dos gases

Clique e aprenda a realizar cálculos relacionados com pressão, temperatura ou volume utilizando a equação geral dos gases.

Densidade Absoluta dos Gases

Veja como é possível determinar a densidade absoluta dos gases e sua relação com a temperatura e a massa molar deles.

Densidade Relativa dos Gases

A densidade relativa de um gás nos ajuda a entender por que algumas bexigas ou balões têm a tendência de subir e já outras tendem a descer. Confira!

Difusão e Efusão dos Gases

Veja como ocorre a difusão e a efusão dos gases, ou seja, a propriedade de dois ou mais gases se misturarem espontaneamente e a passagem de um gás através de pequenos poros.

Equação Geral dos Gases

Entenda como podemos reunir as três leis físicas dos gases e chegar à fórmula matemática da equação geral dos gases.

Equação de Estado dos Gases Perfeitos (Equação de Clapeyron)

Veja a dedução para se chegar à equação de estado dos gases perfeitos ou equação de Clapeyron e o valor da constante universal dos gases.

Exemplos de transformações gasosas

Você conhece as principais transformações gasosas? As transformações isotérmica, isobárica, adiabática e isovolumétrica são consideradas transformações especiais, já que pelo menos uma variável termodinâmica mantém-se constante. Confira este texto e conheça exemplos reais de transformações gasosas.

Lei de Avogadro

A Lei de Avogadro, também denominada Hipótese de Avogadro, relaciona o volume molar dos gases. Veja como isso pode ser descrito e qual sua aplicação.

Pressão Parcial em Misturas Gasosas

Para calcular a pressão total em misturas gasosas, conheça a Lei de Dalton para a pressão parcial de cada gás na mistura.

Robert Boyle (1627-1691)

Conheça mais detalhes sobre a fascinante história de vida do cientista Robert Boyle.

Temperatura dos gases

Entenda como a temperatura funciona como uma variável de estado dos gases, como ela é medida, quais são as suas unidades e a conversão entre elas.

Transformação Isobárica

Na transformação isobárica, que ocorre à pressão constante, as variações de volume estão relacionadas às variações de temperatura.

Transformação isocórica

Descubra do que se trata a transformação isocórica dos gases, também conhecida como isométrica ou isovolumétrica, e qual a sua relação com a segunda Lei de Charles e Gay-Lussac.

Transformações Gasosas

As três transformações gasosas são: isotérmica (Lei de Boyle), isobárica (Lei de Gay-Lussac) e isocórica ou isovolumétrica (Lei de Charles).

Variáveis de estado dos gases

No estudo dos gases, deve-se levar em consideração as seguinte variáveis de estado dos gases: volume, pressão e temperatura.

Volume Parcial

Veja o conceito de volume parcial de um gás, como ele é obtido, as fórmulas relacionadas e como encontrar o volume total de uma mistura gasosa.

Volume dos gases

Detalhes a respeito do volume dos gases, uma de suas variáveis de estado.