Casimiro de Abreu

Casimiro de Abreu foi um escritor do século XIX. Pertenceu à segunda geração do romantismo brasileiro. Sua obra mais famosa é o livro de poesias “As primaveras”.

Casimiro de Abreu
Casimiro de Abreu

Casimiro de Abreu nasceu em 04 de janeiro de 1839, em Barra de São João, no estado do Rio de Janeiro. Filho de um rico comerciante e fazendeiro, foi influenciado pelo pai a trabalhar no comércio. No entanto, o rapaz tinha mesmo vocação para a literatura, o que se mostrou evidente nos anos em que ele viveu em Portugal.

O poeta, que faleceu em 18 de outubro de 1860, em sua terra natal, fez parte da segunda geração romântica. Sua poesia apresenta características como o nacionalismo, a melancolia e o saudosismo, presentes em seu poema mais famoso — “Meus oitos anos” —, publicado no livro As primaveras, de 1859.

Leia mais: Primeira geração do romantismo no Brasil

Resumo sobre Casimiro de Abreu

  • O escritor brasileiro Casimiro de Abreu nasceu em 1839 e faleceu em 1860.

  • Seus primeiros textos foram publicados em Portugal, onde ele viveu por alguns anos.

  • Ele fez parte da segunda geração do romantismo no Brasil.

  • Seus textos são marcados por nacionalismo, bucolismo e religiosidade.

  • Sua obra mais importante é o livro de poesias As primaveras.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Biografia de Casimiro de Abreu

Casimiro de Abreu nasceu em 04 de janeiro de 1839, em Barra de São João, no estado do Rio de Janeiro. Era filho de um rico fazendeiro e comerciante português, não casado com a mãe do poeta. Mais tarde, o autor foi morar em Nova Friburgo, onde estudou no Instituto Freese, a partir de 1849.

No Rio de Janeiro, em 1852, trabalhou no comércio, apesar de não ter vocação para isso. No ano seguinte, partiu rumo a Portugal. Ali, iniciou sua carreira literária e teve sua peça Camões e o Jau encenada no Teatro D. Fernando, em Lisboa. Em 1857, voltou para o Rio de Janeiro.

Nessa cidade, escreveu para periódicos como A Marmota e o Correio Mercantil. Dois anos depois, em 1859, publicou seu único livro de poesias: As primaveras. No entanto, logo adquiriu tuberculose e, com apenas 21 anos de idade, faleceu em 18 de outubro de 1860, na fazenda Indaiaçu, em sua cidade natal.

Só então seu livro de poesias começou a ser alvo de atenção, depois de ser ignorado por grande parte dos intelectuais da época. Assim, teve sua primeira edição esgotada no Brasil. Já em 1864, uma segunda edição de As primaveras, em Portugal, tornou-se um grande sucesso de vendas nesse país e também no Brasil.

Obras de Casimiro de Abreu

Capa do livro “Casimiro de Abreu”, da Global Editora
Capa do livro “Casimiro de Abreu”, coleção Melhores Poemas, da Global Editora.[1]
  • Carolina (1856) — conto

  • Camila: memórias de uma virgem (1856) — romance inacabado

  • Camões e o Jau (1856) — peça teatral

  • A virgem loura (1857) — prosa poética

  • As primaveras (1859) — poesia

Leia mais: Castro Alves — poeta romântico brasileiro, mais conhecido por seu poema O navio negreiro

Meus oito anos

O poema “Meus oito anos”, publicado no livro As primaveras, foi escrito em 1857, quando Casimiro de Abreu ainda estava em Lisboa, Portugal. Nesse poema, composto por redondilhas maiores, o eu lírico mostra seu saudosismo ao idealizar a infância. Assim, demonstra saudade do tempo em que tinha oito anos e o compara com o presente marcado pelas mágoas:

Oh! que saudades que tenh
Da aurora da minha vida,
Da minha infância querida
Que os anos não trazem mais!
Que amor, que sonhos, que flores.
Naquelas tardes fagueiras
À sombra das bananeiras,
Debaixo dos laranjais!

Como são belos os dias
Do despontar da existência!
— Respira a alma inocência
Como perfumes a flor;
O mar é — lago sereno,
O céu — um manto azulado,
O mundo — um sonho dourado,
A vida — um hino d’amor!
[...]

Oh! dias da minha infância!
Oh! meu céu de primavera
Que doce a vida não era
Nessa risonha manhã!
Em vez das mágoas de agora,
Eu tinha nessas delícias
De minha mãe as carícias
E beijos de minha irmã!
[...]

Naqueles tempos ditosos
Ia colher as pitangas,
Trepava a tirar as mangas,
Brincava à beira do mar;
Rezava às Ave-Marias,
Achava o céu sempre lindo,
Adormecia sorrindo
E despertava a cantar!
[...]

Características da obra de Casimiro de Abreu

Casimiro de Abreu foi um autor ultrarromântico, isto é, fez parte da segunda geração do romantismo brasileiro. As obras desse período são caracterizadas pela fuga da realidade, além do pessimismo. Também é possível observar o sentimentalismo, o sofrimento amoroso e a idealização do amor e da mulher amada.

A poesia de Casimiro de Abreu também é marcada por bucolismo, religiosidade, nacionalismo e valorização da juventude. Além disso, a melancolia está presente nos versos regulares, em que o pressentimento da morte ou o sentimento nostálgico são expressos com simplicidade.

  • Videoaula sobre segunda geração do romantismo no Brasil

Crédito de imagem

[1] Global Editora (reprodução)

Por: Warley Souza

Artigos relacionados

Castro Alves

Saiba quem é Castro Alves, o grande nome da terceira geração romântica. Conheça o contexto histórico de suas obras e entenda as características literárias do autor.

Gonçalves Dias

A primeira fase do Romantismo brasileiro teve como um de seus principais artistas Gonçalves Dias. Atenha-se à carreira artística desse nobre poeta em apenas um clique!

Lord Byron

Saiba quem foi o poeta inglês Lord Byron. Veja quais são as principais características de suas obras. Conheça um pouco da poesia desse autor.

Machado de Assis

Saiba quem foi o escritor Machado de Assis. Descubra quais são as principais características de suas obras. Conheça seu livro “Memórias póstumas de Brás Cubas”.

Naturalismo

Aprenda o que é o naturalismo. Entenda o contexto histórico e as principais características desse estilo. Saiba quais são as diferenças entre realismo e naturalismo.

O eu poético e o autor

O eu poético e o autor são elementos diferentes, portanto não podem ser confundidos.

Primeira geração do Romantismo no Brasil

Conheça a primeira geração do Romantismo no Brasil e saiba quais eram as características e autores que representaram esse movimento literário nessa fase.

Realismo

Saiba quais são as características do realismo, conheça os principais autores e obras desse estilo de época e entenda a diferença entre realismo e naturalismo.

Romantismo

Conheça as características do Romantismo. Entenda o seu contexto histórico e saiba quais são as principais obras do Romantismo brasileiro e português.

Romantismo no Brasil

Entenda as características do romantismo no Brasil. Saiba quais são seus principais autores. Conheça as fases da poesia romântica brasileira.

Segunda geração do Romantismo no Brasil

Conheça a segunda geração do Romantismo e saiba quais eram as características e autores que representaram esse movimento literário.

Simbolismo - características marcantes

Atenha-se aos seus principais traços!

Álvares de Azevedo

Álvares de Azevedo se destacou como um dos principais autores da segunda geração do Romantismo, por ser dotado de uma personalidade poética multifacetada. Conheça aqui sua trajetória artística!