Discussão de um sistema linear

Analisando os valores do sistema linear
Analisando os valores do sistema linear

Discutir um sistema linear consiste em analisá-lo de forma a determinar os valores dos coeficientes das equações que fazem com que o sistema possa ser Possível e Determinado (SPD), Possível e Indeterminado (SPI) e Impossível (SI). Impondo condições sobre um dos coeficientes já é possível discutir esse sistema e relacionar quais valores esse coeficiente pode assumir, relacionando-os com as classificações dos sistemas, como vimos anteriormente.

Para discutir um sistema serão necessários alguns conceitos importantes: o cálculo do determinante da matriz que possui os coeficientes das equações que constituem o sistema linear, o escalonamento de um sistema linear e a classificação de sistemas lineares escalonados.

Faremos uma análise do determinante dos coeficientes de uma matriz 2x2, entretanto essa análise é válida para qualquer sistema com n equações e n incógnitas.

Considere o seguinte sistema:

O determinante dos coeficientes é dado pela seguinte matriz-determinante:

Obteremos as condições para que o sistema linear seja classificado de acordo com esse determinante. Portanto, temos as seguintes condições:

Quando encontramos o valor para os coeficientes que faz com que o determinante seja diferente de zero, estaremos então obtendo um sistema possível e determinado. Assim, basta escolhermos a melhor maneira de solucioná-lo e obter o conjunto solução.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Entretanto, quando encontramos as condições para o determinante ser zero, deveremos continuar a analisar o sistema, substituindo esse valor que resulta em um determinante nulo, a fim de analisarmos o sistema e determinarmos se ele será SPI (Sistema Possível Indeterminado) ou SI (Sistema Impossível).

Veja alguns exemplos para compreender melhor essas situações descritas.

Discuta o sistema, analisando os valores do coeficiente k:

Devemos calcular o determinante D:

Façamos a análise para do coeficiente k, para que o sistema seja SPD.

Com isso, podemos concluir que para calcular o valor de k que seja diferente de 4, teremos um sistema SPD.

Em contrapartida, devemos analisar o valor que gera um sistema SPI ou SI. Para determinar essa classificação, devemos substituir o valor obtido e analisar o sistema.

Substituindo no sistema, teremos:

Divida a segunda equação por 2 e analise o sistema:

Note que temos equações iguais, porém dando resultados diferentes, ou seja, equações incoerentes, incompatíveis, resultando, assim, em um sistema SI.

Por fim, analisando o sistema de acordo com o coeficiente k, temos:

Por: Gabriel Alessandro de Oliveira

Artigos relacionados

Classificação de sistemas lineares escalonados

Classificando os sistemas lineares escalonados quanto às suas soluções. Classificação das soluções de sistemas lineares escalonados.

Classificação de um Sistema de Equações

Classificação de sistemas.

Escalonamento de sistemas lineares

Conceituando e compreendendo as propriedades de um sistema linear escalonado. Obtendo a solução de um sistema linear escalonado.

Processo para escalonar um sistema linear

Obtendo sistemas equivalentes por meio do processo de escalonamento, método este que nos auxilia a resolver sistemas lineares.

Sistemas de Equações

Métodos Resolutivos de Sistemas de Equações.

Sistemas lineares com duas equações: método da substituição

Clique para aprender passo a passo a resolver sistemas lineares com duas equações pelo método da substituição.