Pacto Colonial

O Pacto Colonial consistiu em um conjunto de regras que garantiam às metrópoles europeias, à época do mercantilismo, um controle efetivo sobre seus produtos.

O Pacto Colonial vigorou durante o auge do sistema econômico mercantilista
O Pacto Colonial vigorou durante o auge do sistema econômico mercantilista

Com o descobrimento do “Novo Mundo”, isto é, o continente americano, pelos reinos católicos da Península Ibérica na virada do século XV para o XVI, uma nova concepção de economia começou a se delinear. A descoberta de fontes de riquezas imediatas, como os metais preciosos, nas colônias espanholas, e o pau-brasil, na colônia portuguesa, bem como a promessa de novas fontes de enriquecimento nas terras recém-descobertas, impôs um novo paradigma para as relações econômicas da época.

Esse paradigma ficou conhecido como Sistema Mercantilista. O termo mercantilismo remete diretamente ao tipo de comércio que movimentava a economia do início da Modernidade, isto é, a economia mercante: compra, venda e transporte de matérias-primas, produtos manufaturados, metais preciosos, etc., por meio dos navios mercantes que iam e viam da Europa para a América e destes continentes para outros, como a Ásia e a África.

O problema é que, com o tempo, outras nações (de orientação protestante), como Inglaterra, Holanda e França, também passaram a participar dessa modalidade de sistema econômico, gerando uma concorrência que ultrapassava os limites da civilidade na maior parte das ocasiões. As guerras eram inevitáveis e recorrentes. Uma das medidas tomadas por nações como Portugal e Espanha para “proteger” suas colônias e delas garantir suas fontes de riqueza foi o estabelecimento do chamado “Pacto Colonial”.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O Pacto Colonial, também conhecido como Exclusivo Metropolitano, consistia no impedimento, dado pela Metrópole europeia à sua colônia, de comercializar seus produtos com outras nações que não a própria metrópole. Essa medida também é conhecida, no linguajar econômico, como protecionismo. O protecionismo do Pacto Colonial durou até a virada do século XVIII para o XIX, quando conflitos políticos e militares em solo europeu sepultaram o sistema mercantilista.


Aproveite para conferir nossa videoaula relacionada ao assunto:

Por: Cláudio Fernandes

Artigos relacionados

Bartolomeu Dias

Clique aqui e saiba quem foi Bartolomeu Dias. Descubra detalhes sobre a sua vida e saiba como foi a expedição que gravou o seu nome na história.

Capitanias hereditárias

Saiba o que foram as capitanias hereditárias, implantadas no Brasil pelo rei de Portugal a partir da década de 1530.

Descobrimento da América

Clique no link e acesse para saber mais detalhes sobre o descobrimento da América. Saiba como os historiadores entendem esse acontecimento marcante.

Economia açucareira no Brasil colonial

Saiba como ocorreu e que importância teve a economia açucareira no Brasil colonial.

Expansão Marítima Portuguesa

Veja como ocorreu a expansão marítima portuguesa e os principais navegadores que a realizaram.

Grandes Navegações

Entenda o que foram as Grandes Navegações. Saiba quais países participaram dessas expedições. Entenda seus objetivos e suas consequências.

Mercantilismo

Entenda o que era o mercantilismo, quais eram suas características e como se deu seu surgimento. Aprenda quais foram os tipos de mercantilismo que existiram.

Navegações Holandesas

Saiba os motivos que levaram os holandeses a participar das Grandes Navegações Marítimas Europeias (XV-XVI).

Primeira missa no Brasil

Clique no texto e veja um resumo sobre a primeira missa no Brasil. Conheça os detalhes dessa história e saiba tudo o que aconteceu em 26 de abril de 1500.

Tratado de Madri

Acesse o link e conheça mais sobre o Tratado de Madri, assinado em 1750. Entenda quais foram as consequências desse tratado.