A sociedade egípcia na Antiguidade

Ilustração dos segmentos sociais egípcios na Antiguidade
Ilustração dos segmentos sociais egípcios na Antiguidade

O faraó detinha o poder religioso, administrativo, judicial e militar. Podia ter diversas esposas legítimas e também um grande número de amantes. A endogamia (casamento entre pessoas do mesmo grupo familiar) era comum não somente entre os faraós, mas também nas outras classes sociais.

As moradias variavam de acordo com a situação econômica de seu dono e o contraste era tão grande quanto o de hoje. As pessoas de classe mais abastada moravam em habitações cercadas de jardins e bosques e sua alimentação era farta e variada. As classes menos favorecidas viviam em moradias pequenas, muitas vezes coletivas, de paredes de tijolos feitos de uma mistura de barro e de palha recortada, cobertas de folhas de palmeira.

A população do antigo Egito era dividida em classes sociais. A primeira era constituída pelos membros da família real. Depois, os sacerdotes, os nobres, os escribas, os guerreiros, os mercadores e os artesões. Os lavradores, operários e servos faziam parte da classe baixa da população. As classes privilegiadas eram as classes dos nobres e dos sacerdotes. Os nobres eram funcionários que administravam, em nome do faraó, os nomos, antigas divisões territoriais do Egito.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Os sacerdotes faziam parte da elite intelectual de grande poder sobre o povo, em virtude de serem considerados intermediários entre os homens e os deuses. Os escribas eram fiscais e contabilistas da produção das terras do faraó e constituíam uma classe prestigiada, pois era a única que dominava a complicada escrita hieroglífica.

Por: Lilian Maria Martins de Aguiar

Artigos relacionados

Civilização Hitita

Conheça a esquecida civilização hitita, cujo poder rivalizou com o dos egípcios e mesopotâmicos. Os hititas foram exímios conquistadores, diplomatas e produziram vários acordos de paz.

O Antigo Império Egípcio

O Antigo Império Egípcio foi essencialmente teocrático e delegou ao faraó poderes divinos absolutos.

Religião no Egito Antigo

Conheça algumas características da religião existente no Egito Antigo, como a crença na vida após a morte que tinha grande influência em seu cotidiano.