Primeiro Reinado

Coroação de Dom Pedro I
Coroação de Dom Pedro I

Assim que Napoleão fez a revolução na França, Portugal se sentiu amedrontado. Seu rei, Dom João VI, junto com sua família, fugiu para o Brasil, chegando em 1808. Após a saída dos franceses de Portugal, Dom João regressou, deixando seu filho, Dom Pedro, como príncipe regente. Após intensas tribulações entre Portugal e Brasil, Dom Pedro se reuniu com representantes de ambos os países, mais a Inglaterra, e proclamou a Independência do Brasil, em 1822. Começava o Primeiro Reinado.

Essa separação não foi aceita pacificamente. Governadores de algumas províncias resistiram ao novo governo, enquanto os brasileiros temiam por uma volta à Colônia. Para conter tais revoltas, Dom Pedro organizou exércitos pró-independência e os enviou às mais diversas missões, Brasil afora.

Mas a situação em Portugal não era das melhores. Os portugueses exigiam a volta de Dom Pedro, para assumir o trono, após a morte de seu pai. Preocupado, Dom Pedro não se dedicava aos problemas brasileiros, fato esse que gerava constantes conflitos. Dom Pedro mostrava seu lado autoritário, sufocando as rebeliões com violência. As pressões a favor de sua queda aumentavam, até que em 7 de abril de 1831, abdicou do trono.

Seu filho, Dom Pedro II, herdou o trono, mas na data da abdicação tinha apenas cinco anos. Um corpo regente foi designado para administrar o Império até que Dom Pedro II atingisse a maioridade. Terminava, assim, o Primeiro Reinado, marcado por descontentamento, violência e revolta.
 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Por: Demercino José Silva Júnior

Artigos de Primeiro Reinado

A Noite das Garrafadas

Portugueses, brasileiros e o governo de Dom Pedro I.

Assembleia Constituinte de 1823

Saiba mais sobre a Assembleia Constituinte de 1823 e os problemas que ela suscitou na época de sua realização.

Confederação do Equador – 1824

Conheça a Confederação do Equador e seu objetivo de separar parte do Nordeste do Império brasileiro.

Constituição de 1824

Acesse este texto e conheça a Constituição de 1824, a primeira do Brasil. Saiba detalhes sobre o contexto de outorga dessa Constituição.

Guerra da Cisplatina

Clique no link e tenha acesso a este texto a respeito da primeira guerra internacional da história do Brasil: a Guerra da Cisplatina. Entenda as origens desse conflito que envolveu o Brasil e as Províncias Unidas (atual Argentina) em uma disputa direta pelo controle da Cisplatina (atual Uruguai).

Marquesa de Santos

Clique no link e acesse para mais detalhes da vida da marquesa de Santos. Saiba como foi seu primeiro casamento, e entenda o romance que teve com d. Pedro I.

Primeiro Reinado: um resumo dos principais acontecimentos

Conheça os principais acontecimentos que marcaram o Primeiro Reinado, período em que o Brasil foi governado por Dom Pedro I.