Rio Grande do Norte

Significado da bandeira: a flora do estado está representada no brasão, que é composto pelo coqueiro, carnaubeira, cana-de-açúcar e algodão. O mar com a jangada simboliza a importância da pesca e da extração de sal.

Localizado na Região Nordeste do país, o Rio Grande do Norte ocupa uma área de 52.810,699 quilômetros quadrados. Seu território, banhado pelo Oceano Atlântico, faz fronteiras com apenas dois estados: Ceará (a oeste) e Paraíba (ao sul).

O relevo do estado é caracterizado por depressão na maior parte, planície litorânea e planaltos na porção sul. O clima varia conforme a região – tropical no litoral e a oeste, e semiárido no centro. A vegetação é marcada por mangues, floresta tropical e caatinga. A rede hidrográfica é composta pelos rios Apodi, Curimataú, Jacu, Piranhas, Potengi, Seridó, Trairi.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)


Localização do Rio Grande do Norte no mapa do Brasil


Conforme dados do Censo Demográfico de 2010, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Rio Grande do Norte é habitado por 3.168.027 pessoas, sendo a densidade demográfica de aproximadamente 60 habitantes por quilômetro quadrado. O estado possui 167 municípios; e a capital é a cidade de Natal.

A economia estadual tem como destaques o turismo, o comércio, a agropecuária, a indústria têxtil e a agroindústria. O Rio Grande do Norte é produtor de mandioca, cana-de-açúcar, algodão, arroz, feijão, milho, frutas, etc. O setor industrial está se diversificando e, atualmente, os principais segmentos são o têxtil, automobilístico e a agroindústria. A extração de petróleo e gás natural também é importante.

Bandeira do Rio Grande do Norte

Por: Wagner de Cerqueria e Francisco

Artigos de Rio Grande do Norte

Aspectos Físicos do Rio Grande do Norte

Elementos naturais do estado que tem o ar mais puro do país.

População do Rio Grande do Norte

Com cerca de 3,1 milhões de habitantes, a população do Rio Grande do Norte está distribuída de forma desigual pelo território do estado.