Aspectos Físicos do Rio Grande do Norte

Litoral do Rio Grande do Norte
Litoral do Rio Grande do Norte

Localizado na Região Nordeste do país, o Rio Grande do Norte possui extensão territorial de 52.810,699 quilômetros quadrados, o que corresponde a aproximadamente 0,62% da área total do Brasil. A população estadual é composta por 3,1 milhões de habitantes, distribuídos em 167 municípios.

O estado do Rio Grande do Norte ocupa a porção nordeste do território brasileiro, e limita-se com o Ceará (a oeste) e a Paraíba (ao sul), além de ser banhado pelo Oceano Atlântico ao norte e a leste. Ele está presente em três sub-regiões nordestinas: Sertão, Agreste e Zona da Mata. Esse fato proporciona uma diversidade climática e paisagística.

O relevo estadual é marcado por depressões, planícies litorâneas e planalto. A maior parte do relevo (cerca de 80%) não ultrapassa 300 metros de altitude. Existem algumas chapadas, como a do Apodi, localizada na divisa com o Ceará. O ponto mais elevado situa-se na Serra do Coqueiro, com 868 metros acima do nível do mar.

O clima varia conforme cada região. Na porção leste, predomina o clima tropical úmido, com temperatura média de 25 °C e elevado índice pluviométrico (índices de chuvas). Já no interior do estado, em especial no Sertão, o clima é semiárido, caracterizado por longos períodos de seca e baixo índice pluviométrico, sendo que a temperatura média é de 28 °C.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A vegetação é formada por mangues litorâneos, Mata Atlântica (bastante desmatada) na porção leste e caatinga, a oeste. A Zona Litorânea do Rio Grande do Norte é muito extensa, apresentando belas praias e dunas, características que atraem vários turistas. Outro ponto a ser destacado é o ar do estado, considerado um dos menos poluídos do mundo.

Vários rios do Rio Grande do Norte são intermitentes, ou seja, são formados nas estações chuvosas, porém, no período de estiagem, eles secam. Entre os rios que possuem água durante todo o ano (perenes), independentemente das estações de chuva, são o Apodi, Boldum, Curimataú, Doce, Jacu, Jundiaí, Parau, Piranhas, Potengi, Seridó, Trairi, entre outros.

Por: Wagner de Cerqueria e Francisco