Curiosidades

Curiosidade é uma palavra que remete a uma pessoa que tem grande interesse por investigar e explorar as coisas para obter mais conhecimento sobre o que está ao seu redor. A curiosidade foi extremamente importante para a humanidade ao longo da história, permitindo que o homem pudesse realizar grandes feitos.

Acesse também: Curiosidades sobre a Copa do Mundo

O que é a curiosidade?

A palavra “curiosidade” deriva de curiositas, termo que tem origem no idioma latino e era utilizado para se referir a pessoas que tinham desejo pelo conhecimento, por aprender novas coisas.

Uma pessoa curiosa é aquela que possui grande interesse em descobrir novas coisas e ter acesso a novos conhecimentos.
Uma pessoa curiosa é aquela que possui grande interesse em descobrir novas coisas e ter acesso a novos conhecimentos.

Transportando esse termo para os dias atuais, vemos que curiosidade é definida no dicionário como “tendência para averiguar ou ver” e “desejo indiscreto de saber”|1|. Sendo assim, quando falamos de curiosidade, estamos falando de uma pessoa que é sedenta por explorar, conhecer e aprender novas coisas.

A curiosidade é uma qualidade inerente ao ser humano e foi ela que o moveu a realizar tantas descobertas e tantos feitos ao longo da história, o que permitiu que áreas como a ciência evoluíssem bastante. Por isso, lembre-se de que, quando falamos de uma pessoa curiosa, estamos falando de uma pessoa que tem desejo por aprender novas coisas, explorar novas áreas do conhecimento, descobrir novidades, etc.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

10 fatos curiosos sobre a história da humanidade

Se você é movido pela curiosidade, veja a seguir algumas curiosidades interessantes.

  • O dia 11 de setembro ficou marcado por diferentes acontecimentos na história, como o atentado terrorista de 2001, o golpe militar no Chile, em 1973, e a tentativa de assassinato de Benito Mussolini, em 1926.
  • Em 1913, Stalin, Trotsky, Hitler e Freud eram vizinhos, pois todos eles residiam em Viena, na Áustria.
  • As múmias mais antigas do mundo são as da cultura Chinchorro, que estava presente nos Andes. Estima-se que a múmia mais antiga do mundo tenha mais de 7 mil anos.
  • A Cidade do México, capital do México, foi construída em cima de um grande lago que cercava a cidade de Tenochtitlán, capital dos astecas. O lago se chamava Lago Texcoco.
  • Povos antigos, como os maias, os babilônios e os indianos, possuíam conceitos para definir o número zero. Os gregos, por sua vez, não conheciam o zero.
  • O calendário islâmico iniciou a sua contagem no ano de 622 d.C., quando Muhammad fugiu de Meca para Medina. Sendo assim, o período que se estendeu de 20 de agosto de 2020 a 9 de agosto de 2021 correspondeu ao ano de 1442 para os muçulmanos.
  • A cidade de Florianópolis leva esse nome em homenagem a Floriano Peixoto, presidente do Brasil entre 1891 e 1894. O antigo nome da cidade era Desterro.
  • O primeiro nome de Porto Alegre foi Porto dos Casais.
  • O nome completo de D. Pedro I era Pedro de Alcântara Francisco Antônio João Carlos Xavier de Paula Miguel Rafael Joaquim José Gonzaga Pascoal Cipriano Serafim de Bragança e Bourbon.
  • Durante a Batalha de Berlim, o exército soviético lançou mais de um milhão de bombas sobre as tropas nazistas só no primeiro dia de ataque.

Veja também: Cinco curiosidades esclarecedoras sobre a luz

Outras informações curiosas

Se você é do time dos curiosos, veja alguns textos do Prepara Enem que podem ser ótimos para que você possa obter informações importantes e curiosas.

Essas e muitas outras curiosidades você encontra aqui no Prepara Enem! Bons estudos!

Notas

|1| Curiosidade. Dicionário Priberam. Para acessar, clique aqui.

Por: Daniel Neves Silva

Artigos de Curiosidades

Cinema brasileiro

Acesse para saber mais informações a respeito do cinema brasileiro. Veja como se estabeleceu o cinema em nosso país e as grandes produções brasileiras.

Cruz Vermelha

Acesse o site e conheça mais sobre a Cruz Vermelha. Acompanhe como se deu a criação dessa instituição, seus símbolos e sua atuação no Brasil.

Marinha do Brasil

Acesse o link para saber mais detalhes da Marinha do Brasil. Entenda qual é a missão dessa força, como surgiu e sua hierarquia.

Negacionismo

Clique para entender o que é negacionismo e veja alguns exemplos de manifestações de teorias negacionistas.

O que é ser um refugiado?

Acesse o texto para saber o que é ser um refugiado. Entenda a definição de refugiado, e conheça os tratados internacionais sobre o tema.

Oscar

Acesse este texto e conheça o Oscar, a principal premiação do cinema. Entenda como surgiu o Oscar, quem pode votar, e conheça os ganhadores dos últimos anos.