Oscar

O Oscar, conhecido em inglês como The Oscars ou The Academy Awards, é uma cerimônia que premia as principais produções de cinema do mundo. Essa premiação foi idealizada em 1927 e celebrada pela primeira vez em 1929, em Los Angeles. Atualmente é o principal evento do cinema mundial, sendo assistido por milhões de pessoas.

Acesse também: Como funciona o cinema 3D?

Quando surgiu o Oscar

O surgimento do Oscar, enquanto premiação cinematográfica, foi resultado da expansão pela qual o cinema passou nos Estados Unidos ao longo da década de 1920. Essa expansão resultou na criação da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas ou Academy of Motion Picture Arts and Sciences, também conhecida como Ampas, no inglês.

A primeira cerimônia de Oscar foi celebrada em um hotel, em Los Angeles, e contou com a presença de 250 pessoas.[1]
A primeira cerimônia de Oscar foi celebrada em um hotel, em Los Angeles, e contou com a presença de 250 pessoas.[1]

Essa organização foi criada, em 1927, com o intuito de garantir o desenvolvimento e expansão do cinema, e, pensando nesse objetivo, foi proposta uma premiação para as melhores produções do cinema. Essa ideia foi aprovada em maio de 1928, e, com isso, iniciou-se os preparativos para a primeira cerimônia.

A idealização da premiação partiu de Louis Mayer, presidente da Metro-Goldwyn-Mayer, a MGM, um estúdio cinematográfico. A primeira cerimônia do Oscar foi realizada oficialmente no dia 16 de maio de 1929, no Hollywood Roosevelt Hotel, em Los Angeles. Ela contou com a presença de 250 pessoas, que pagaram cinco dólares para estarem ali.

Essa primeira cerimônia teve os vencedores divulgados com antecedência para a imprensa, uma vez que, no dia 18 de fevereiro, três meses antes do evento, a imprensa já tinha divulgado quais eram. O primeiro prêmio anunciado foi o de Melhor Ator, categoria vencida pelo alemão Emil Jannings, que não estava presente, pois tinha ido para a Alemanha (e ficou negativamente marcado por seu envolvimento com o nazismo anos depois).

Essa cerimônia premiou as produções cinematográficas lançadas entre 1927 e 1928. Até o ano de 1940, os vencedores eram anunciados com antecedência, e foi somente a partir de então que o modelo de envelopes lacrados foi adotado. Atualmente, um grande esquema de segurança é adotado para garantir o sigilo da premiação.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Sistema de votação

Tanto os filmes indicados para concorrer às diferentes categorias do Oscar como os vencedores são escolhidos pelos membros da Academia, a Ampas. Em fevereiro de 2021, por exemplo, a Academia tinha o total de 9362 membros, distribuídos em diferentes categorias internas|1|.

Apesar disso, só existem duas categorias da premiação abertas ao voto de todos os membros: Melhor Filme e Melhor Filme Internacional. Isso porque as outras categorias do Oscar levam em consideração conhecimentos muito específicos, que somente pessoas da área têm para votar.

Sendo assim, na categoria de Melhor Som, as indicações e o vencedor são escolhidos apenas pelos membros que fazem parte da área específica relacionada ao som. Assim, tal categoria conta atualmente com 541 votantes apenas, enquanto a categoria de Melhor Documentário, por exemplo, conta com 564 votantes.

Na categoria de Melhor Filme Internacional, todos os membros podem votar, no entanto, esse direito é garantido somente para os que se voluntariarem a participar do comitê que avalia as produções internacionais. Essa condição obriga os membros desse comitê a assistirem a todos os filmes que estiverem inscritos na categoria.

No começo da década de 2010, muitas críticas começaram a ser tecidas à Academia por conta da falta de diversidade entre os membros que a formam. Até o ano de 2015, as mulheres correspondiam a apenas 25% do quadro, número que cresceu para 32% em 2019. Os negros, por sua vez, correspondiam a apenas 8% dos membros em 2015, proporção que aumentou para 16% em 2019|2|.

A grande maioria dos membros da Academia é, portanto, formada por homens brancos com idade superior a 60 anos. O aumento anual que tem acontecido no número de membros é uma resposta da Academia a essas críticas, visando a garantir mais diversidade por meio da inclusão de mulheres e negros.

Acesse também: Nobel, uma das mais importantes premiações do planeta

Oscar 2021

O Dolby Theatre, em Los Angeles, é o local que recebe a cerimônia do Oscar desde 2002.[2]
O Dolby Theatre, em Los Angeles, é o local que recebe a cerimônia do Oscar desde 2002.[2]

A cerimônia do Oscar de 2021 está marcada para o dia 25 de abril de 2021 e será realizada simultaneamente em dois locais: o Dolby Theatre, espaço tradicional que sedia a cerimônia desde 2002, e a Union Station, uma estação de trem de Los Angeles. A escolha desse segundo local se deve ao fato de ser mais propício a entrevistas e ao distanciamento entre as pessoas como uma adequação à pandemia de Covid-19.

A pandemia, inclusive, causou profundas mudanças na cerimônia de 2021, a começar pela data, que teve de ser adiada para abril. Tradicionalmente o Oscar é realizado entre os dias finais de fevereiro e os iniciais de março. Essa será somente a quarta vez na história que a cerimônia foi adiada.

As outras edições do Oscar que precisaram ser adiadas foram as seguintes:

  • Oscar 1938: adiado pela inundação de Los Angeles;

  • Oscar 1968: adiado por conta do assassinato de Martin Luther King Jr;

  • Oscar 1981: adiado pela tentativa de assassinato do presidente norte-americano Ronald Reagan.

O adiamento do evento foi a forma encontrada pela Academia para realizar todos os preparativos necessários a fim de garantir que a cerimônia fosse feita da maneira mais segura possível. Outra medida tomada foi a de reduzir o número de presentes, fazendo com que esse ano só estejam os indicados, os apresentadores e seus respectivos acompanhantes.

Entre os indicados para esse ano, estão:

Melhor Filme

Meu Pai

Judas e o Messias Negro

Nomadland

Os 7 de Chicago

Bela Vingança

Mank

Minari

O Som do Silêncio

 

Melhor Ator

Melhor Atriz

Antonhy Hopkins – Meu Pai

Andra Day – The United States vs. Billie Holiday

Chadwick Boseman – A Voz Suprema do Blues

Carey Mulligan – Bela Vingança

Gary Oldman – Mank

Frances McDormand – Nomadland

Riz Ahmed – O Som do Silêncio

Vanessa Kirby – Pieces of a Woman

Steven Yeun – Minari

Viola Davis – A Voz Suprema do Blues

Vencedores

As três principais categorias do Oscar são Melhor Filme, Melhor Ator e Melhor Atriz. É uma grande honraria, para os que trabalham no cinema, ser indicado e vencer um Oscar. Nos últimos cinco anos, os vencedores dessas categorias foram os seguintes:

  • Melhor Filme

Ano

Filme

2016

Spotlight

2017

Moonlight

2018

A Forma da Água (The Shape of Water)

2019

Green Book

2020

Parasita (Gisaenhchung)

  • Melhor Ator

Ano

Ator

Filme

2016

Leonardo DiCaprio

The Revenant (O Regresso)

2017

Casey Affleck

Manchester by the Sea (Manchester à Beira-Mar)

2018

Gary Oldman

Darkest Hour (O Destino de Uma Nação)

2019

Rami Malek

Bohemian Rhapsody

2020

Joaquin Phoenix

Joker (Coringa)

  • Melhor Atriz

Ano

Atriz

Filme

2016

Brie Larson

Room (O Quarto de Jack)

2017

Emma Stone

La La Land

2018

Frances McDormand

Three Billboard Outside Ebbing, Missouri (Três Anúncios para um Crime)

2019

Olivia Colman

The Favourite (A Favorita)

2020

Renée Zellweger

Judy

|1| 2021 Oscar nominations: How many votes do you need in each of the 24 categories? Para acessar, clique aqui [em inglês].

|2| Who makes up the academy? A breakdown of the exclusive Oscars club. Para acessar, clique aqui [em inglês].

Créditos das imagens:

[1] Yavdat e Shutterstock

[2] Paper Cat e Shutterstock

Por: Daniel Neves Silva

Artigos relacionados

Alfred Nobel

Saiba quem foi Alfred Nobel e como ele enriqueceu como inventor. Entenda também por que ele decidiu criar o Prêmio Nobel.

Cinema

Clique aqui conheça um pouco mais sobre a história do cinema!

Cinema brasileiro

Acesse para saber mais informações a respeito do cinema brasileiro. Veja como se estabeleceu o cinema em nosso país e as grandes produções brasileiras.

Como funciona o cinema 3D?

Você sabe como funciona o cinema 3D? Acesse este link para saber mais sobre a física por trás das salas de cinema! O cinema 3D faz uso de conceitos como visão estereoscópica, absorção e polarização da luz para produzir o efeito visual de profundidade.

Nascimento do cinema

Veja como ocorreu o nascimento do cinema na virada do século XIX para o século XX!

Os erros do filme "300"

O filme "300" não pode ser visto como um retrato fiel da Grécia Antiga.