Folia de Reis

A Folia de Reis é uma manifestação religiosa e cultural que ocorre de 24 de dezembro a 6 de janeiro no Brasil.

Grupo de homens vestidos a caráter e com instrumentos durante Folia de Reis.
Grupo de homens durante Folia de Reis. [1]

Folia de Reis é uma manifestação religiosa e cultural que ocorre, todos os anos, entre os dias 24 de dezembro e 6 de janeiro em várias regiões do Brasil. Folia de Reis também é chamada de Reisada ou Festa de Santos Reis.

Ligada à religião católica, a Folia de Reis comemora a visita dos três reis magos (Baltazar, Gaspar e Melchior) para conhecer o menino Jesus, no dia 6 de janeiro, em Belém, atual Palestina. Essa data comemorativa é chamada de Dia de Reis.

Segundo a história, os três reis magos foram guiados pela estrela de Belém para chegar até Jesus. Pela importância do evento para o catolicismo, o momento é celebrado e considerado um festejo.

Leia também: Quaresma — os 40 dias que antecedem a Páscoa

Tópicos deste artigo

Como é a Folia de Reis?

Grupo de mulheres em desfile da Folia de Reis. [2]
Grupo de mulheres em desfile da Folia de Reis. [2]

A Folia de Reis é uma forma de homenagem à intensa viagem que os reis magos realizaram para, finalmente, conhecer Jesus. O evento também comemora o nascimento do menino.

Na celebração, grupos de homens desfilam pelas ruas de forma teatral, espalhando alegria e folia. Os homens também fazem orações, cantam e tocam instrumentos como violão e sanfona, enfeitados com fitas coloridas.

Esses grupos de foliões, também conhecidos como companhias de reis ou ternos de reis, visitam algumas casas da região. Em troca, os moradores oferecem presentes, como comida. Eles também usam roupas coloridas e máscaras que fazem referência aos três reis magos. Cada grupo possui sua bandeira ou estandarte.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Símbolos da Folia de Reis

Como a manifestação tradicional Folia de Reis faz referência à visita dos reis magos a Jesus, o evento tem como principais símbolos os presentes que Ele recebeu ao nascer. Veja abaixo os símbolos da Folia de Reis e seus significados:

  • Ouro: realeza

  • Incenso: divindade ou fé

  • Mirra: imortalidade

Folia de Reis no Brasil

Na maioria dos estados do Brasil, celebra-se a Folia de Reis, mas cada região adaptou a comemoração de acordo com a sua cultura e suas características particulares.

Em algumas partes do país, a Folia de Reis é celebrada em igrejas e basílicas. Em outras regiões, ocorrem festas e shows em locais públicos, como praças.

A Folia de Reis no Brasil conta com músicas, comidas, brincadeiras e danças típicas de acordo com o local.

Leia também: O que é comemorado no Corpus Christi?

Dia de Reis

O Dia de Reis ou Dia dos Três Reis Magos é comemorado em 6 de janeiro, pois foi nesse dia que eles conheceram o menino Jesus.

A data marca o fim dos eventos ligados ao Natal. No Dia de Reis, as pessoas desmontam a Árvore de Natal e guardam os enfeites natalinos, como as estrelas, os reis magos, o menino Jesus, o Papai Noel, entre outros.

Créditos da imagem

[1] Paulo Nabas / Shutterstock

[2] lobotalita / Wikimedia Commons

Por: Silvia Tancredi

Artigos relacionados

6 de janeiro — Dia de Reis

Clique no link para saber mais detalhes sobre o Dia de Reis. Entenda o que é a celebração, conheça suas tradições e quem são os reis magos.

Natal

Clique aqui para ver detalhes sobre o Natal, festividade cristã comemorada no dia 25 de dezembro. Saiba quais são seus símbolos e práticas! Aprenda sobre sua origem.

Papai Noel

Acesse para saber mais detalhes sobre o Papai Noel, personagem tradicional do Natal moderno. Conheça todas as influências que formaram essa figura.