Células Nervosas

As células nervosas, também chamadas de neurônios, são responsáveis por receber e transmitir estímulos.

O sistema nervoso é responsável por coordenar diversas funções do organismo, tais como receber e processar mensagens enviadas pelos órgãos dos sentidos e a memória.

O sistema nervoso é formado por tecido nervoso, o qual apresenta neurônios (células nervosas) e células da glia como os seus principais componentes. O neurônio é uma célula especializada em receber e conduzir impulsos para as demais células.

A estrutura básica de um neurônio é corpo celular ou pericário, dendritos e axônio. O corpo celular é a região do neurônio onde está localizado o núcleo e algumas organelas. Do corpo celular partem os dendritos e axônio, dois prolongamentos celulares. Os dendritos recebem os estímulos, enquanto os axônios conduzem os impulsos nervosos para outras células.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Os axônios são envoltos, em sua maioria, por células denominadas oligodendrócitos ou células de Schwann. Esses envoltórios constituem a chamada bainha de mielina. A bainha de mielina não é ininterrupta, sendo assim, há regiões onde a membrana do axônio fica exposta. Essas regiões são denominadas nódulos de Ranvier. Os axônios juntamente com seus envoltórios são denominados fibras nervosas.

O neurônio se comunica com outro ou com outro tipo celular através das sinapses. As sinapses são regiões onde a membrana da extremidade de um axônio está próxima à membrana de uma célula vizinha. É importante destacar que há um pequeno espaço entre essas células e este espaço recebe o nome de fenda sináptica.

Esquema de um neurônio. Detalhe da região da sinapse e bainha de mielina

Esquema de um neurônio. Detalhe da região da sinapse e bainha de mielina

Por: Vanessa Sardinha dos Santos

Artigos relacionados

Alzheimer

Clique aqui e conheça mais sobre o Alzheimer. Neste texto falaremos sobre as causas, sintomas, fases, diagnóstico e tratamento dessa doença.

Células da glia

Saiba mais sobre as células da glia, células presentes no tecido nervoso que atuam, entre outras funções, garantindo a nutrição dos neurônios.

Doença de Parkinson

A doença de Parkinson é conhecida, principalmente, pelos sintomas motores. Clique aqui e conheça as possíveis causas e o tratamento dessa doença neurodegenerativa.

Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA) ou doença de Lou Gehrig

A Esclerose Lateral Amiotrófica, também chamada apenas de ELA, é uma doença grave e degenerativa. Saiba mais sobre essa patologia!

Esclerose múltipla

Conheça mais sobre a esclerose múltipla. Aprenda como essa doença se desenvolve, seus sintomas e tratamento.

Meninges

Saiba mais sobre as meninges, as membranas de tecido conjuntivo que envolvem o encéfalo e a medula espinhal.

Propagação do impulso nervoso

Compreenda a definição de impulso nervoso e como ele é propagado pelo nosso corpo.

Sinalização celular

Aprenda um pouco mais sobre a sinalização celular, uma forma de comunicação das células em organismos multicelulares.

Sistema nervoso central

Conheça e saiba mais sobre todas as características do sistema nervoso central e as regiões que o compõe.

Síndrome de Guillain-Barré

Entenda o que é a Síndrome de Guillain-Barré e como ela afeta o organismo humano.