Café

O café é uma bebida estimulante, preparada a partir da infusão de grãos de uma planta originária da Etiópia Central: o cafezeiro (Gênero Coffea); torrados e/ou moídos, com água quente. Composta por cafeína e outras substâncias, como potássio, zinco, ferro, magnésio, aminoácidos e proteínas, lipídios, açúcares, antioxidantes e ácidos clorogênicos; seus efeitos adicionais dependem da quantidade ingerida.

A ingestão de doses baixas de café pode não permitir o usufruto de seus benefícios imediatos, como melhoria do estado de alerta, aumento da concentração e diminuição da sonolência; e doses altas podem provocar tremores, insônia e ansiedade.

Estudos apontam que sua ingestão diária e moderada (ou seja, de três a cinco doses por dia) pode prevenir o mal de Parkinson e Alzheimer, depressão, derrame, pedra nos rins, diabetes tipo 2, doenças coronarianas, alcoolismo, cirrose hepática, câncer de cólon e reto, e obesidade. Por outro lado, em longo prazo, a ingestão exacerbada de café (mais de 500 mL por dia) pode provocar gastrites, anemias, elevação da pressão arterial e também criar um estado de dependência física, fator este relacionado às altas doses de cafeína contidas no café – substância estimulante do sistema nervoso central. Por isso, em casos em que é percebida a sua dependência, o ideal é reduzir a dosagem de café ingerido, diariamente, de forma lenta e gradual.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Agora que você conhece as características principais do café, fica a dica: beba com moderação!

Observação: Em razão de suas propriedades estimulantes e considerando também a importância do sono para o revigoramento físico e mental; o café não deve ser consumido à noite.

Café: beba com moderação!

Café: beba com moderação!

Por: Mariana Araguaia

Artigos relacionados

10 dicas para se ter uma boa noite de sono

Que tal conhecer 10 dicas para se ter uma boa noite de sono? Neste texto, mostraremos algumas dicas importantes e bastante simples que poderão ajudá-lo a dormir melhor e a ter um sono reparador, ou seja, um sono que consiga prepará-lo para suas atividades no dia seguinte.

Monocultura

Entenda o que é a monocultura, quais são as vantagens e desvantagens desse tipo de cultivo e como ele impacta o meio ambiente.