Café

O café é um produto consumido em todo o mundo, sendo obtido de uma planta natural da Etiópia. Os grãos de café são utilizados, principalmente, na confecção de bebidas e apresentam efeito estimulante devido à cafeína. O Brasil se destaca como maior produtor e exportador de café em nível mundial. Dentre os estados brasileiros que mais produzem café, podemos destacar Minas Gerais, Espírito Santo, São Paulo, Bahia, Paraná, Rondônia, Goiás, Mato Grosso e Rio de Janeiro.

Leia também: A origem do café – lendas relatam que a bebida surgiu no século VI

Aspectos botânicos do café

O cafeeiro é uma planta da família Rubiaceae, pertencente ao gênero Coffea. Existem diferentes espécies de cafeeiro, sendo a mais importante a Coffea arabica, a qual corresponde por mais da metade da produção mundial. O café arábica, como é conhecida essa espécie, apresenta um sabor adocicado e um odor característico, sendo consumido puro ou misturado com cafés de outras espécies.

O café arábico é um arbusto que pode atingir quatro metros de altura. Essa planta apresenta folhas de coloração verde-escuro com formato ovalado ou sublanceolado e com bordos ondulados. Apresenta inflorescências do tipo glomérulos, e suas as flores são hermafroditas. Os frutos são ovoides, têm coloração vermelha ou amarela e, geralmente, duas sementes achatadas (grãos de café). Essa espécie é geneticamente diferente de outras, uma vez que possui quatro conjuntos de cromossomos, sendo, portanto, tetraploide.

O cafeeiro é uma planta da família Rubiaceae.
O cafeeiro é uma planta da família Rubiaceae.

Consumo do café

O cafeeiro produz um fruto com sementes chamadas grãos de café, as quais são utilizadas, principalmente, na produção de bebidas. O café é uma das bebidas mais apreciadas em todo o planeta devido, entre outras características, a seu aroma e propriedade estimulante.

Uma lenda conta que um pastor chamado Kaldi observou que suas cabras ficavam mais agitadas ao comerem pequenos frutos vermelhos. O pastor, então, consumiu os frutos e verificou que ficava mais atento e disposto com isso. Após essa descoberta, a notícia foi se espalhando e várias pessoas passaram a consumir o famoso fruto. Algumas delas começaram a misturar água quente com o fruto para fazer uma bebida, dando origem ao nosso famoso café.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Atualmente, o cafeeiro não é usado apenas na produção do café, mas também como matéria-prima na produção de fármacos, cosméticos, biomassa para produção de energia, fertilizantes e alimentos para animais.

Benefícios do café

O consumo de café traz vários benefícios à saúde.
O consumo de café traz vários benefícios à saúde.

O café apresenta uma série de benefícios, sendo o mais conhecido deles o efeito estimulante devido à presença de cafeína. Essa substância melhora a capacidade cognitiva, aumenta o estado de alerta, a capacidade de concentração, e reduz a sonolência e também o cansaço.

Se consumida de maneira moderada, a cafeína não provoca danos à saúde, porém o consumo exagerado pode provocar sintomas indesejáveis, como insônia, ansiedade, tremores, dores de cabeça e até taquicardia. Algumas pessoas são mais sensíveis a essa substância e, mesmo em doses baixas, podem ter sintomas desagradáveis.

O café, no entanto, não apresenta apenas cafeína em sua composição, havendo uma série de outros compostos importantes. Outras substâncias que podem ser benéficas a nossa saúde e estão presentes no café são os sais minerais, vitaminas, aminoácidos e ácidos clorogênicos. Vale salientar que algumas substâncias presentes no café podem ser destruídas a depender do tempo em que os grãos são submetidos à torra.

Atualmente vários estudos têm sido realizados a fim de se conhecer melhor os benefícios e malefícios do café. Em relação à doença de Parkinson, por exemplo, estudos sugerem que o consumo de café está inversamente associado ao risco de desenvolver o problema, principalmente em homens. Pesquisas sugerem também uma associação inversa entre o consumo de café e o risco de suicídio. A maioria das análises indica que o consumo de café parece reduzir o risco de desenvolver diabetes tipo II.

O café também apresenta papel protetor no que diz respeito ao desenvolvimento de cirrose hepática e Alzheimer. Além disso, ele está relacionado com a prevenção contra alguns tipos de câncer. Não podemos deixar de citar também que vários estudos sugerem que o consumo de café promove a perda de peso devido ao aumento da termogênese, efeito que parece ser promovido pela cafeína.

O café, no entanto, não pode ser consumido por todas as pessoas, sendo desaconselhado em algumas situações. Em pessoas com úlcera ou gastrite em atividade, não é recomendado o consumo do café por estimular a secreção ácida e a pepsina no estômago.

Outro problema em relação ao café diz respeito à absorção de ferro, pois ele atua reduzindo a absorção desse mineral, sendo uma situação preocupante, principalmente em pessoas que apresentam sua carência. Estudos relacionam, ainda, a cafeína como indutor da osteoporose.

Leia também: Cafeína - estimulante da parte central do sistema nervoso e pode causar dependência

Dia do Café

O café é uma bebida tão apreciada no Brasil e no mundo que é possível comemorar sua existência três vezes ao ano. O Dia Mundial do Café é comemorado no dia 14 de abril. O Dia Nacional do Café, por sua vez, é comemorado no dia 24 de maio. Por fim, temos o Dia Internacional do Café, comemorado dia 1º de outubro. Aproveite todas as datas e celebre a existência dessa bebida tão saborosa e cheia de benefícios.

Por: Vanessa Sardinha dos Santos

Artigos relacionados

10 dicas para se ter uma boa noite de sono

Que tal conhecer 10 dicas para se ter uma boa noite de sono? Neste texto, mostraremos algumas dicas importantes e bastante simples que poderão ajudá-lo a dormir melhor e a ter um sono reparador, ou seja, um sono que consiga prepará-lo para suas atividades no dia seguinte.

A origem do café

Clique aqui e conheça alguns relatos sobre a origem do café!

Alzheimer

Clique aqui e conheça mais sobre o Alzheimer. Neste texto falaremos sobre as causas, sintomas, fases, diagnóstico e tratamento dessa doença.

Cafeína

Veja a fórmula da cafeína, quais são as suas fontes naturais e alimentos que a contêm, seus efeitos no organismo e qual é a sua dose letal.

Câncer

Saiba mais sobre o câncer, um grupo de doenças que se relaciona com o aumento desordenado de um grupo de células e que pode causar a morte.

Diabetes tipo 2

Saiba mais sobre o diabetes tipo 2, um dos tipos do diabetes mellitus. Neste texto, falaremos o que é esse tipo de diabetes, suas causas, sintomas e como é feito o diagnóstico desse distúrbio metabólico. Além disso, abordaremos os principais aspectos referentes ao tratamento desse grave problema de saúde.

Ferrovias e o café no Império de D. Pedro II

Saiba como se deu a conjugação de ferrovias e o café durante o Império, bem como suas consequências.

Monocultura

Entenda o que é a monocultura, quais são as vantagens e desvantagens desse tipo de cultivo e como ele impacta o meio ambiente.

Osteoporose

Entenda o que é a osteoporose, seus fatores de risco e como você pode prevenir-se dessa doença.