Corpos redondos

As formas geométricas dos corpos redondos estão restritas ao cone, cilindro e esfera. Todas elas são estruturas tridimensionais.

Os corpos redondos fazem parte das figuras geométricas espaciais

As figuras geométricas espaciais possuem três dimensões (largura, altura e comprimentos) e são divididas em dois grupos: poliedros e corpos redondos.

Os poliedros são formados por arestas (segmentos de retas), vértices (o encontro de dois segmentos de retas) e faces (lado da forma geométrica espacial). Alguns exemplos de poliedros são: cubo, paralelepípedo, pirâmide, entre outros.

Os corpos redondos, por sua vez, possuem superfícies curvas; logo, não possuem faces laterais. Eles também podem ser chamados de sólidos de revolução, haja vista que são formados pela rotação de uma figura plana (figura geradora) ao redor de seu eixo – entenda rotação como dar uma volta completa. São corpos redondos: o cone, a esfera e o cilindro.

CONE

Possui uma superfície arredondada, que é sua lateral, e uma superfície plana, que é uma base em formato de círculo. Observe:

Veja que a superfície lateral do cone é curva. A formação do cone é dada pela rotação de um triângulo (figura geradora) em torno do eixo.

ESFERA

A esfera possui centro, raio e diâmetro. A distância de sua borda ao centro é igual ou menor que o raio. Veja as componentes da esfera:

A figura geradora da esfera é o semicírculo, que gira em torno de seu eixo (rotação) e forma uma superfície esférica.

CILINDRO

Todo cilindro possui uma estrutura curva, chamada de superfície lateral, e duas bases, que são paralelas. Observe os cilindros abaixo:

A figura geradora do cilindro é um paralelogramo. Para formar um cilindro, o paralelogramo gira em torno de seu eixo.


 

Videoaula relacionada:

Por: Naysa Crystine Nogueira Oliveira

Assista as nossas videoaulas:

Artigos Relacionados

Últimas Aulas

Qual usar a, à ou há?
Como estudar História para o Enem
Sistema cardiovascular
Pré-Enem | Óptica: reflexão, refração, espelhos, lentes, óptica da visão
Todas as vídeo aulas

Versão completa