George Washington

George Washington é considerado um dos pais fundadores dos Estados Unidos por conta da sua importante participação no processo de independência norte-americana em 1776.

George Washington teve participação decisiva no processo de independência dos Estados Unidos e se tornou seu primeiro presidente.

George Washington é considerado um dos pais fundadores dos Estados Unidos por conta da sua importante participação no processo de independência norte-americana. Ele foi comandante-chefe das tropas americanas contra a presença inglesa na América, e, como deputado da Assembleia da Virgínia, posicionou-se contra a cobrança de tributos por parte da Inglaterra. Washington morreu em 14 de dezembro de 1799.

Resumo sobre George Washington

  • George Washington nasceu no estado da Virgínia, de uma família rica.

  • Ele participou ativamente nos conflitos contra os ingleses e na assinatura da declaração de independência dos Estados Unidos, em 4 de julho de 1776.

  • Washington foi o primeiro presidente dos Estados Unidos.

Leia mais: Estados Unidos no século XIX – consolidação da nação e transformação em potência mundial

Primeiros anos de George Washington

George Washington nasceu em 22 de fevereiro de 1732, no condado de Westmoreland, no estado da Virgínia. Sua família era rica por conta da especulação imobiliária bem como pela aquisição de terras. Ele não teve uma educação formal, mas aprendeu matemática, trigonometria e agrimensura. Aos 16 anos, trabalhou como agrimensor nas maiores propriedades da Virgínia.

Vida adulta e carreira militar

O meio irmão Laurence influenciou George Washington a entrar no serviço militar. Em 1752, ele foi nomeado comandante de uma milícia na Virgínia. Naquela época, britânicos e franceses disputavam o controle do vale do Ohio. Washington foi enviado para convencer os franceses a se renderem, mas não obteve sucesso.

Dois anos depois, seu encontro com as tropas inimigas não foi tão pacífico como da primeira vez. Com seus soldados e alguns aliados indígenas, Washington confrontou os franceses. Sua carreira militar seria importante na luta pela independência dos Estados Unidos.

George Washington se casou com Martha Dandridge Austin em 1759, mas o casal não teve filhos. Martha já havia se casado e teve filhos com o primeiro marido, que foram acolhidos por Washington.

Revolução Americana

Em 1758, George Washington foi eleito deputado da Assembleia da Virgínia e se posicionou contra a tributação inglesa na América. A Lei do Selo obrigava os americanos a somente utilizarem selos ingleses em suas correspondências. Isso causou revolta e iniciou as primeiras movimentações em defesa da independência dos Estados Unidos.

Washington participou dos dois congressos continentais que discutiram medidas contra os ingleses. Em 1775, ele foi nomeado comandante-chefe de todos os exércitos continentais. No ano seguinte, suas tropas entraram em confronto com os ingleses em Boston.

No dia 4 de julho de 1776, os Estados Unidos declararam sua independência e um dos participantes dela foi George Washington. Em 1789, ele foi eleito o primeiro presidente dos Estados Unidos. Sua participação no processo de independência e na luta contra os ingleses fez dele um dos pais fundadores da América.

Estátua de George Washington, em Boston, recordando sua posição como comandante-chefe das tropas americanas contra os ingleses.

Últimos anos de George Washington

George Washington morreu em 14 de dezembro de 1799, em decorrência de uma infecção na garganta.

Veja também: Abraham Lincoln – presidente americano cujo mandato foi marcado pela Guerra Civil

Exercícios resolvidos

Questão 1 – George Washington é, até hoje, reverenciado pelos norte-americanos, que o homenageiam em monumentos, cédulas e museus. Isso se deve à sua participação:

A) na luta pela igualdade indígena nos Estados Unidos.

B) durante os protestos contra a segregação racial nos estados do sul.

C) no combate aos Confederados durante a Guerra da Secessão.

D) na luta pela independência dos Estados Unidos.

Resolução

Alternativa D. George Washington teve papel importante na independência dos Estados Unidos ao se opor às tributações vindas da Inglaterra, liderando as tropas norte-americanas que lutaram contra os ingleses e tornando-se o primeiro presidente dos Estados Unidos.

Questão 2 – Leia os itens e assinale o que corretamente contém a causa da independência dos Estados Unidos:

A) a luta da França contra a Inglaterra pelo domínio dos Estados Unidos.

B) a oposição da tributação vinda da Inglaterra.

C) a anexação dos Estados Unidos ao México.

D) a defesa da França do domínio inglês sobre os Estados Unidos.

Resolução

Alternativa B. As guerras que a Inglaterra lutou no século XVIII provocaram inúmeros gastos, e, para cobrir esse rombo, os ingleses cobraram taxas das suas colônias na América. Isso desencadeou uma série de revoltas nos Estados Unidos contra o domínio inglês. George Washington liderou as tropas que expulsaram os ingleses de Boston e participou da declaração de independência em 1776.

Por: Carlos César Higa

Assista as nossas videoaulas:

Artigos Relacionados

Últimas Aulas

Porcentagem
Pirâmide etária
Qual é o papel da Física no combate à pandemia de COVID-19
Descartes e o Racionalismo
Todas as vídeo aulas

Versão completa