Fiji

Fiji é um país da Oceania e está localizado na porção sudoeste do Oceano Pacífico, sendo formado por cerca de 300 ilhas, muitas delas ainda desabitadas. A sua geografia é marcada por grandes florestas tropicais e pelo clima quente e úmido. Como Fiji foi uma colônia britânica por muitos anos, há inúmeras influências britânicas no país, como algumas práticas culturais, língua e religião. Há ainda grande presença de imigrantes indianos, que vieram para Fiji na época da colonização. Essa diferença de influências gera alguns conflitos de cunho político no país.

Esse país é pequeno em extensão territorial e em população, mas possui muitas belezas naturais. A natureza de Fiji tem atraído muitos turistas, e esse setor econômico tem apresentado grande crescimento. O país possui algumas curiosidades, sendo a principal delas a paixão dos fijianos pelo rúgbi. Na Olimpíadas do Rio de Janeiro em 2016, Fiji levou a medalha de ouro nesse esporte.

Leia também: O que é espaço geográfico?

Dados gerais de Fiji

  • Nome oficial: República de Fiji.

  • Gentílico: fijiano.

  • Extensão territorial: 18.272 quilômetros quadrados.

  • Localização: sudoeste do Oceano Pacífico.

  • Capital: Suva.

  • Clima: tropical.

  • Governo: república parlamentarista.

  • Divisão administrativa: 4 divisões subdivididas em 14 províncias.

  • Idioma: fijiano, inglês e hindi.

  • Religiões:

- 57% (cristianismo);

- 33,3% (hinduísmo);

- 6,9% (islamismo);

- 1,5% (outras);

- 1,3% (ateísmo).

  • População: 883.483 habitantes.

  • Densidade demográfica: 48 habitantes/quilômetro quadrado.

  • Índice de Desenvolvimento Humano (IDH): 0,724 (alto).

  • Moeda: dólar fijiano.

  • Produto Interno Bruto: US$ 5,537 bilhões de dólares.

  • PIB per capita: US$ 6.226 dólares.

  • Gini: 36,7%.

  • Fuso horário: UTC +12.

  • Relações exteriores: Organização das Nações Unidas (ONU).

Geografia de Fiji

Fiji é um país localizado na porção sudoeste do Oceano Pacífico, no continente Oceania. Ele é formado por cerca de 300 ilhas, mas apenas 100 delas são habitadas. As duas principais ilhas de Fiji são Viti Levu e Vanua Levu. Por ser um país insular, ou seja, formado por um conjunto de ilhas, Fiji não possui fronteiras terrestres. Ele é todo banhado pelo oceano, e há a presença de muitos recifes de corais no seu litoral.

O clima de Fiji é tipicamente tropical, com duas estações bem definidas, uma mais quente e úmida e outra mais fria e seca. Já o relevo fijiano é extremamente montanhoso. Suas formações de relevo são cobertas por uma vegetação tropical. Há ainda a ocorrência de mangues, nas áreas do litoral, onde a água doce dos cursos de água encontra a água salgada do mar. São representantes da flora de Fiji as várias espécies de coqueiros, típicos das vegetações tropicais. Já o animal símbolo do país são as iguanas. Também ocorrem em Fiji muitas espécies de aves, como os falcões.

A presença de florestas tropicais e o relevo montanhoso são característicos das ilhas que formam Fiji.

História de Fiji

A história de Fiji é marcada pelo processo de colonização e pela influência dos migrantes que chegaram à ilha ao longo dos últimos séculos. Antes da chegada dos europeus, populações tradicionais habitavam as ilhas de Fiji. Porém, com a exploração de novos territórios por meio das navegações, Fiji logo foi ocupado, e o primeiro posto de colonização foi criado pelos britânicos, no ano de 1804. Já em 1874, Fiji tornou-se de fato uma colônia britânica.

O processo de colonização da ilha foi marcado pelo cultivo da cana-de-açúcar. A produção de açúcar foi o principal motor da economia local e ainda é muito praticada pela população. Com o intuito de aumentar a produção, os britânicos trouxeram para as ilhas fijianas muitos indianos, que foram empregados nas fazendas locais. Após a independência de Fiji, no ano de 1970, a sociedade fijiana ficou muito dividida entre os descendentes de indianos e a população nativa. Desde então houve vários conflitos políticos entre os grupos rivais, cenário que gera tensão no país até os dias atuais.

Veja também: O que são países emergentes?

Mapa de Fiji

Demografia de Fiji

Fiji possui uma população total co menos de 1 milhão de habitantes. A população local está concentrada em cerca de uma centena de ilhas do país, e as cidades estão dispostas ao longo do litoral fijiano. A maior cidade do país é Suva, que também é a capital de Fiji e possui quase 80 mil habitantes.

A população fijiana possui grande influência dos grupos que participaram do processo de colonização do país. Desse modo, além do inglês e do fijiano, muitos habitantes falam hindi, língua que tem sua origem na Índia. Na religião, a atuação dos colonizadores também é visível. Assim, uma parte da população é cristã, e a outra é praticante de religiões como o hinduísmo e o islamismo, fruto da influência da imigração de indianos para o país.

Economia de Fiji

A agricultura é o principal setor da economia fijiana. O Fiji é um grande produtor de bens primários, como coco, gengibre e cana-de-açúcar. A cana, inclusive, possui um papel de destaque na economia do país, e o açúcar produzido no Fiji é exportado para vários países do globo. Além da agricultura, Fiji possui recursos florestais e minerais ainda pouco explorados.

Por sua vez, Fiji apresenta um setor secundário quase inexistente, mas tem apresentado um elevado crescimento no setor terciário da economia. O turismo, por meio dos serviços turísticos ofertados pelo país, tem crescido muito nos últimos anos, em razão das belas paisagens naturais e do investimento em infraestrutura. Hoje Fiji é um dos principais destinos turísticos da Oceania, e esse setor tem gerado grandes divisas financeiras para o país.

Governo de Fiji

Fiji é uma república parlamentarista. Possui ainda um sistema formado pela independência entre os Três Poderes (Legislativo, Executivo e Judiciário) e o emprego do multipartidarismo. Porém, vários golpes de Estado nas últimas décadas fizeram com que Fiji perdesse a credibilidade da sua democracia em nível internacional. Essa instabilidade política é fruto da disputa entre fijianos e descendentes de indianos pelo poder no país. Justamente pelas incertezas políticas e pela ameaça à democracia vivenciada em Fiji nas últimas décadas, o país sofreu sanções econômicas e políticas da União Europeia, da Austrália e da Nova Zelândia.

Bandeira de Fiji

Curiosidades sobre Fiji

  • O filme Anaconda 2 foi ambientado em Fiji.

  • O rúgbi é o esporte mais popular do Fiji.

  • Os primeiros habitantes do Fiji eram canibais.

  • A nota de 7 dólares fijianos possui a foto dos jogadores de rúgbi campeões dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro (2016).  

Por: Mateus Campos

Artigos Relacionados

Últimas Aulas

Estratégias de argumentação
Quem foi Nelson Mandela?
Citoesqueleto
Revisão Enem: modelos atômicos
Todas as vídeo aulas

Versão completa