Curiosidades de Física

A Física nasceu da necessidade do homem de explicar os fenômenos ao seu redor. Ao se desenvolver, essa ciência revelou muitas curiosidades sobre a natureza.

A Física desvenda alguns fatos curiosos sobre o universo

A Física é a ciência que se dedica à compreensão de fenômenos naturais. As explicações dadas por essa ciência fundamentam-se na observação, criação de um modelo experimental para o fenômeno em análise e definição de equações que o caracterizem.

A Física nasceu da necessidade que o homem tinha e ainda tem de explicar os fenômenos que percebia na natureza. Ao ver os raios e ouvir os trovões, perceber a formação do arco-íris, ver a ocorrência de eclipses e observar as fases da lua, o ser humano buscava explicações, que ao longo das eras foram sendo dadas pelos avanços dos estudos em Física.

Atualmente essa ciência é extremamente desenvolvida, e as inúmeras curiosidades presentes no estudo de Física geram, em muitos casos, assombro e uma sensação de pequenez frente à grandeza da natureza.

Curiosidades

1. Olhar para as estrelas é ver o passado

Para que possamos enxergar qualquer objeto ao nosso redor, é necessário que a luz produzida ou refletida por esse objeto chegue até nossos olhos. A luz gasta um certo tempo para percorrer a distância entre nós e os objetos, mas cotidianamente esse intervalo de tempo é infinitamente pequeno diante da enorme velocidade da luz.

Só podemos ver imagens de nebulosas e estrelas do universo porque a luz desses corpos celestes caminhou pelo espaço e chegou até nós. Todavia, em se tratando do espaço, as distâncias não podem ser desconsideradas.

A imagem acima é da Nebulosa da Águia, também conhecida como os Pilares da Criação. Esse corpo celeste foi detectado pelo telescópio espacial Hubble em 1995 e está a uma distância de 7.000 anos-luz da Terra. Isso significa que o tempo gasto para que a luz produzida pelas estrelas da Nebulosa chegue até o nosso planeta é de 7000 anos, portanto, a imagem registrada pelo Hubble em 1995 corresponde ao estado em que a Nebulosa encontrava-se 7.000 anos atrás. Olhar para o céu é ver o passado!

2. O tempo não é absoluto

A sensação que temos do tempo é a de que ele é algo absoluto, isto é, que transcorre da mesma maneira em todos os pontos no universo. As teorias da Física, no entanto, revelam que não é isso o que acontece, ou seja, um segundo que passa aqui na Terra não corresponde a um segundo para os demais pontos do universo.

Se um objeto estiver com velocidade próxima à da luz ou sob efeito de um campo gravitacional muito intenso, o tempo poderá ser distorcido e marcado de uma forma diferente em relação à Terra. Caso um viajante espacial saia da Terra e percorra o espaço por um ano na velocidade da luz, ao retornar, perceberá que, para as pessoas na Terra, sua viagem durou décadas.

3. Avogadro e a cabeleira mundial

O número de Avogadro representa uma quantidade determinada de moléculas que compõem uma amostra gasosa. Em 1 mol de gás, existe uma quantidade fixa de 6,02 x 1023 moléculas. Esse valor é conhecido como o número de Avogadro.

Essa quantidade de moléculas é tão grande que, se considerarmos que toda a população mundial possui cabelo, a soma dos fios de todas as pessoas no mundo seria menor.

PM = População mundial ≈ 7,3 x 109 pessoas

FC = Fios de cabelo ≈ 3 x 106 fios por pessoa

PM x FC = 7,3 x 109. 3 x 106 = 2,19 x 1016

Repare que o número de fios de cabelo no mundo possui expoente igual a 16, e o número de Avogadro possui expoente igual a 23.

Logo mais abaixo você encontrará textos com outras curiosidades sobre o mundo da Física. Leia e surpreenda-se!

Por: Joab Silas da Silva Júnior

Artigos de Curiosidades de Física

Últimas Aulas

Governo Rodrigues Alves (1902-1906)
Solução tampão
Receptores elétricos
Maquiavel no Enem: como esse tema é cobrado?
Todas as vídeo aulas

Versão completa