Tipos de reprodução

O encontro entre gametas caracteriza a reprodução sexuada.

Todos os seres vivos têm capacidade de reprodução, sendo tal aspecto essencial para a existência das espécies. Ela consiste na produção de descendentes a partir de um ou dois organismos, incluindo a transmissão de genes a esses novos indivíduos.

De forma geral, existem dois tipos de reprodução: a assexuada e a sexuada. A primeira dá origem a novos seres, idênticos morfologicamente e geneticamente àqueles que os originaram; e a segunda, por envolver a troca de material genético entre indivíduos, é uma das principais formas de se promover a variabilidade entre os organismos vivos, inclusive entre indivíduos de uma mesma espécie.

Existem seres vivos que se reproduzem tanto de uma forma quanto de outra; e também há processos reprodutivos mais peculiares, como a partenogênese, na qual são desenvolvidos novos indivíduos a partir do desenvolvimento de óvulos não fecundados.

Esta seção foi criada com o objetivo de fornecer informações sobre uma das características mais fantásticas dos seres vivos: a reprodução. Sem ela, não contaríamos com a biodiversidade incrível existente em nosso planeta. Na verdade, sem os processos reprodutivos, a vida não teria sido viabilizada.

Conheça nossas produções!

Por: Mariana Araguaia

Assista as nossas videoaulas:

Artigos de Tipos de reprodução

Últimas Aulas

Como fazer um bom desenvolvimento na redação?
Equinodermos
Conceito de pH e pOH
Ludwig Wittgenstein
Todas as vídeo aulas

Versão completa