Relações Desarmônicas

Bacterias Staphylococcus aureus tendo seu desenvolvimento
prejudicado devido a secreções do fungo penicillium.

Relações ecológicas podem ser inter ou intraespecíficas. O primeiro caso ocorre quando indivíduos da mesma espécie interagem entre si e o segundo, quando se trata de espécies diferentes. Relações ecológicas podem ser harmônicas, quando não há prejuízo para nenhum dos indivíduos; ou desarmônicas, quando isso não ocorre. A seguir, temos uma listagem deste último tipo citado, com exemplos.


Canibalismo



Ocorre quando um indivíduo se alimenta de outro da mesma espécie. Dois exemplos clássicos são as fêmeas de louva-a-deus e viúva negra, que matam e devoram o macho após a cópula.


Competição intraespecífica

Consiste na disputa por recursos limitados, como alimento, fêmeas e territórios; e ocorre em quase todas as espécies.


Competição interespecífica

Espécies de nichos ecológicos semelhantes competem por recursos. Um exemplo deste tipo de competição nos remete à disputa por alimento entre vacas marinhas e ouriços-do-mar, estes últimos que tiveram sua população aumentada devido à caça de lontras marinhas: seus predadores naturais. Esta competição foi um fator que contribuiu para a extinção da vaca marinha.


Amensalismo

Consiste no controle do desenvolvimento de uma espécie graças à liberação de secreções tóxicas de outra. Exemplo: fungos que secretam substâncias antibióticas, capazes de prejudicar a população de determinadas bactérias.


Predatismo

Consiste na captura e morte de um indivíduo de outra espécie (presa) por um predador, para fins alimentícios. Temos como exemplo as plantas carnívoras, se alimentando de pequenos invertebrados; gaviões e cobras, etc.


Herbivoria

Quando um animal se alimenta de partes ou de plantas inteiras. Exemplo: bovino e capim.


Parasitismo

Relação entre indivíduos de espécies diferentes, na qual um vive no corpo do outro, e de lá retira seu alimento. Lombrigas exercem este papel no intestino humano.

Por: Mariana Araguaia

Assista as nossas videoaulas:

Artigos Relacionados

Últimas Aulas

Tipos de coerência textual
OTAN – Organização do Tratado do Atlântico Norte
Morfologia vegetal: adaptações da raiz
Propriedades da Matéria no Enem: como esse tema é cobrado?
Todas as vídeo aulas

Versão completa