A tabela periódica surgiu para agrupar os elementos que tem propriedades químicas e físicas semelhantes, ela ainda fornece informações sobre os elementos químicos: raio atômico, energia de ionização, afinidade eletrônica, eletronegatividade, densidade, volume atômico, temperatura de fusão e ebulição, entre outras. Essas são as chamadas propriedades periódicas e relacionam as características dos elementos com suas estruturas atômicas.
A Tabela organiza os metais, semimetais, não-metais, gases nobres, em grupos distintos para facilitar a localização. A classificação periódica permite ainda indicar mais especificamente onde se encontra um elemento, veja abaixo:Família I A: metais alcalinos
Família II A: metais alcalino-terrosos
Família III A: família do Boro
Família IV A: família do Carbono
Família V A: família do Nitrogênio
Família VI A: Calcogênios
Família VII A: Halogênios
Família 0: Gases Nobres
Como surgiu a Tabela? Vários cientistas tentaram agrupar os átomos de acordo com algum tipo de semelhança, mas o químico russo Dimitri Ivanovich Mendeleev foi o primeiro a conseguir enunciar cientificamente a seguinte lei:
As propriedades físicas e químicas dos elementos são em função periódica da massa atômica.
Através deste princípio ele montou e publicou a tabela periódica em seu livro Princípios da Química, no ano de 1869, nessa época eram conhecidos cerca de 60 elementos químicos. Atualmente já contamos com 114 elementos e através das descobertas ao longo do tempo, esse número pode ainda aumentar.
Consulte a Tabela Periódica e se informe sobre a massa atômica, número atômico e distribuição eletrônica dos átomos, o estudo criterioso desta tabela ajuda na melhor compreensão da Química.
Aproveite para conferir nossas videoaulas relacionadas ao assunto: