Elementos básicos do átomo

Prótons, nêutrons e elétrons são os elementos básicos do átomo. O modelo de átomo estudado atualmente foi criado no início do século XX.

Este modelo, criado no início do século XX, é válido para a atualidade e sempre recebe aperfeiçoamento em razão das novas pesquisas realizadas por cientistas.

Podemos falar que o átomo é a menor partícula da matéria que mantém suas propriedades. Por exemplo, quando falamos do átomo de ferro, estamos falando da menor porção de ferro que ainda possui as mesmas propriedades dessa substância.

Embora nós saibamos que a palavra átomo significa indivisível, também temos consciência de que a ideia de indivisibilidade não se aplica, ou seja, está errada, pois o átomo é divisível e composto de partículas subatômicas.

Das várias, ou melhor, inúmeras partículas que formam o átomo, três delas são mais estudas: prótons, nêutrons e elétrons.

Prótons

Mesmo sabendo que o núcleo atômico possuía pequenas dimensões e tinha carga elétrica, somente no ano de 1919, por meio de experimentos, é que se comprovou a existência do próton.

Hoje sabemos que eles estão no núcleo e que a massa de cada um deles é igual a 1,67 x 10-27 kg. Sua carga é convencionada como positiva (+1,6 x 10-19 C) e o número de prótons de um átomo determina o seu número atômico.

Nêutrons

No ano de 1920, Rutherford supôs a existência de uma partícula de carga elétrica neutra e com massa praticamente igual a do próton. Essa ideia era aceita na época, pois era a única forma de explicar o oxigênio 168O e seu isótopo 178O. A comparação da existência dessa partícula foi apresentada através de experimentos realizados pelo físico James Chadwick no ano de 1932.

Os nêutrons não possuem cargas, mas têm massa praticamente igual a do próton e estão no núcleo atômico.

Elétrons

Foi a primeira partícula a ser comprovada, ao se observar que os raios catódicos mudavam sua trajetória quando estavam na presença de um campo magnético.

Os elétrons estão ao redor do núcleo atômico, região denominada eletrosfera. Eles possuem cargas convencionadas negativas de (-1,6 x 10-19 C) e massa de 9,11 x 10-31 kg.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)





Aproveite para conferir nossas videoaulas relacionadas ao assunto:

Elementos de um átomo

Elementos de um átomo

Por: Domiciano Correa Marques da Silva

Artigos relacionados

Camada de valência

Clique bem aqui e passe a saber o que é a camada de valência de um átomo, ou seja, o último nível (região que apresenta elétrons) de um átomo, a qual pode ser determinada por meio de uma simples consulta à tabela periódica ou uma distribuição eletrônica a partir do número atômico do elemento.

Distribuição eletrônica de íons

Aprenda a realizar a distribuição eletrônica de íons no diagrama de Pauling.

Experimento de Rutherford

Baseado no seu experimento de bombardeamento de uma lâmina de ouro por um feixe de partículas alfa, Rutherford elaborou seu modelo atômico.

Física de partículas

Conheça a fascinante física de partículas, um estudo sobre as partículas elementares.

Microscópio de Força Atômica (AFM)

Conheça o funcionamento do Microscópio de Força Atômica (AFM), o microscópio mais potente do mundo até o momento.

Microscópio de tunelamento com varredura (STM)

Entenda o que é o Microscópio de tunelamento com varredura (STM) e como funciona esse equipamento que permite visualizar imagens de átomos.

Modelo atômico de Thomson

Conheça o modelo atômico de Joseph John Thomson.

O Princípio da Incerteza de Heisenberg

Aqui você vai entender um dos princípios fundamentais da física moderna, o Princípio da Incerteza de Heisenberg.

Spin

Conheça as propriedades físicas do Spin e um pouco da história por trás de sua descoberta.