Energia de Ionização

A energia de ionização de um átomo está relacionada ao seu raio atômico e à sua posição na Tabela Periódica
A energia de ionização de um átomo está relacionada ao seu raio atômico e à sua posição na Tabela Periódica

Um átomo ou íon que esteja na fase gasosa perde elétrons desde que receba uma energia suficiente, que é denominada energia (ou potencial) de ionização.

Assim, temos a seguinte definição:

Definição de energia ou potencial de ionização

A energia fornecida para se retirar o primeiro elétron, isto é, o elétron mais afastado do núcleo, que se encontra na camada de valência, é denominada primeira energia de ionização. Seu valor é menor do que uma segunda energia de ionização, que é fornecida para se retirar um segundo elétron, e assim sucessivamente.

Isso ocorre porque, quando retiramos um elétron, a quantidade de elétrons na eletrosfera do átomo diminui, aumentando a força de atração com o núcleo e, consequentemente, será necessária uma energia maior para retirar o próximo elétron. Isso pode ser visto pelos dados experimentais abaixo, que mostram a retirada de 3 elétrons do nível de energia mais externo (3s2 3p1) de um átomo de alumínio (Al(g)):

13Al + 577,4 kJ/mol →13Al1+ + e-
13Al1+ + 1816,6 kJ/mol →13Al2+ + e-
13Al2+ + 2744,6 kJ/mol →13Al3+ + e-
13Al3+ + 11575,0 kJ/mol →13Al4+ + e-

Observe que a energia de ionização aumenta da seguinte forma:

1ª E.I < 2ª E.I < 3ª E.I. <<< 4ª E.I.

Cada vez que se retira um elétron e o raio atômico diminui, maior se torna a atração exercida pelos prótons do núcleo sobre os elétrons mais externos; e maior se torna a repulsão exercida pelos elétrons mais internos, por isso se estabelece a seguinte regra:

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Relação entre a energia de ionização e o raio atômico

Com base nesse pressuposto, podemos definir como essa propriedade varia em relação aos elementos situados numa mesma família ou num mesmo período na tabela periódica:

  • Na mesma família:o tamanho do átomo geralmente aumenta à medida que o número de níveis ou camadas aumenta. Assim, o raio atômico vai aumentando e a energia de ionização vai diminuindo de cima para baixo. Podemos dizer que a energia de ionização dos elementos de uma mesma família cresce no sentido de baixo para cima.
  • No mesmo período:os átomos apresentam a mesma quantidade de níveis. No entanto, à medida que o número de prótons aumenta, aumenta também a atração exercida sobre os elétrons, então o raio atômico vai diminuindo e a energia de ionização vai aumentando. Temos que a energia de ionização dos elementos de um mesmo período cresce no sentido da esquerda para a direita.

Relação entre a energia de ionização e as famílias e períodos da Tabela Periódica





Aproveite para conferir nossas videoaulas sobre o assunto:

Por: Jennifer Rocha Vargas Fogaça

Artigos relacionados

A evolução da Tabela Periódica

Clique e conheça a história da evolução da tabela periódica!

Calcogênios

Descubra o que são os elementos calcogênios e conheça as suas características, propriedades e aplicações. Veja a diferença entre calcogênios e halogênios.

Diferença entre Dissociação Iônica e Ionização

A diferença entre dissociação e ionização é que a dissociação separa íons que já existiam e a ionização forma novos íons.

Elementos Químicos

A diferenças entre os elementos naturais e os sintéticos.

Elementos da Tabela Periódica

Conheça os elementos da Tabela Periódica e o que os diferenciam.

Eletroafinidade ou Afinidade Eletrônica

Saiba o que é a propriedade periódica da eletroafinidade ou afinidade eletrônica e qual o seu comportamento ao longo das famílias e períodos da Tabela Periódica.

Eletropositividade

Conheça a eletropositividade, uma propriedade periódica dos elementos químicos que é mais pronunciada nos metais.

Propriedades Periódicas e Aperiódicas

Diferença entre propriedades periódicas e aperiódicas e principais exemplos de ambas.

Propriedades periódicas

Clique aqui e conheça quais são as propriedades periódicas da tabela!

Raio atômico

Entenda como se encontra o raio atômico, isto é, a metade da distância entre os núcleos de dois átomos vizinhos e como ele varia no período ou na família na Tabela Periódica.

Tabela Periódica

As propriedades físicas e químicas dos elementos são em função periódica da massa atômica.

Variação do Raio Atômico em Ligações Químicas

Veja como ocorre a variação do tamanho do raio atômico quando os átomos dos elementos realizam ligações covalentes e iônicas.