Diferença entre Dissociação Iônica e Ionização

Se colocarmos cloreto de sódio, o sal de cozinha (NaCl), em um recipiente contendo água, o que ocorrerá é que os íons já existentes no retículo cristalino do sal serão separados. Os íons já existiam antes porque o cloreto de sódio é formado por meio de uma ligação iônica entre o sódio (Na) que doa um elétron para o Cloro (Cl), formando os íons Na +  e Cl-

Na dissociação iônica do sal, são separados os íons já existentes antes.

Nesse caso, temos uma dissociação iônica, também denominada dissociação eletrolítica. Portanto, dissociação iônica é quando íons que já existiam antes são separados, ou seja, só ocorre com compostos iônicos.

Agora, coloca-se na água um composto formado por apenas ligações covalentes, um composto molecular; é o caso, por exemplo, do ácido clorídrico (HCl). Nesse composto não existem íons, pois a ligação covalente se dá por compartilhamento de elétrons.

Porém, ao se solubilizar na água, ocorre a quebra das moléculas de HCl, em que o par de elétrons compartilhado fica com o cloro, que é mais eletronegativo, formando, então, os íons H+ e Cl-.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Na realidade, o mais correto é dizer que houve a formação do cátion hidrônio (H3O+) e não do cátion H+, pois o que ocorre é que a água atua como reagente: seu oxigênio, carregado negativamente, atrai fortemente o hidrogênio do HCl, pois o oxigênio é mais eletronegativo que o cloro e o hidrogênio está carregado positivamente. Assim, entre o hidrogênio e o oxigênio da água se estabelece uma ligação covalente, formando o cátion H3O+.

Na ionização do ácido clorídrico, são formados novos íons.

Quando temos uma reação química em que há a formação de íons, como essa citada, dizemos que ocorreu uma ionização.

Resumidamente temos:

Resumo de Dissociação iônica e ionização





Videoaulas relacionadas:

Na água, os compostos iônicos sofrem dissociação, e os moleculares sofrem ionização

Na água, os compostos iônicos sofrem dissociação, e os moleculares sofrem ionização

Por: Jennifer Rocha Vargas Fogaça

Artigos relacionados

Água: Substância interessante

Conheça as propriedades únicas da água que a tornam um líquido interessante e precioso para a vida dos seres vivos.

Por que o ferro não se dissolve na água?

Descubra por que, mesmo sendo considerada um solvente universal, a água não é capaz de dissolver metais, tais como o ferro.

Toda água mineral é natural?

Será que toda água mineral que compramos é realmente uma água natural? Descubra a resposta a essa pergunta lendo esse texto.

Equilíbrio Iônico da Água

Veja mais aqui a respeito do equilíbrio iônico da água e do seu produto iônico ou constante de ionização (Kw), com base na sua autoionização.

Determinação do pH e do pOH

Descubra o que é pH (potencial hidrogeniônico) e pOH (potencial hidroxiliônico) e como calculá-los a fim de determinar se uma solução é neutra, ácida ou básica.

Eletroafinidade ou Afinidade Eletrônica

Saiba o que é a propriedade periódica da eletroafinidade ou afinidade eletrônica e qual o seu comportamento ao longo das famílias e períodos da Tabela Periódica.

Energia de Ionização

Descubra o que é o potencial ou energia de ionização e como ela se comporta como uma propriedade periódica em relação às famílias e aos períodos da Tabela Periódica.

Força dos ácidos

Veja como é medida a força de um ácido, como é calculado o grau de ionização e conheça exemplos de ácidos fortes, moderados e fracos.

Ionização

Entenda melhor como acontecem os fenômenos de ionização, que ocorrem em soluções químicas que conduzem eletricidade.

Equilíbrio iônico

Entenda o que caracteriza um equilíbrio iônico e como é determinada a constante de ionização de ácidos e bases.

Equação de dissociação de sais

Aprenda as regras básicas para montar a equação de dissociação de qualquer sal inorgânico.

Solubilidade dos sais

Clique para entender tudo a respeito da solubilidade dos sais!

Fórmulas dos ácidos

Aprenda a utilizar as fórmulas dos ácidos para determinar a força, a nomenclatura e as equações de ionização desse tipo de substâncias.

Força das bases

Conheça as formas de determinar a força das bases por meio da fórmula química, da nomenclatura ou do grau de dissociação iônico dessas substâncias.

Cálculo do número de partículas em uma solução

Clique e aprenda a realizar o cálculo do número de partículas em soluções com soluto iônico e molecular.

Grau de dissociação das bases

Conheça o que é o grau de dissociação de uma base e aprenda de que forma esse dado percentual iônico deve ser calculado. Essa variável matemática indica a quantidade de íons liberados pela base durante uma dissociação. Saiba ainda como podemos determinar se uma base é forte ou fraca a partir desse cálculo.