Óxidos

Óxidos são substâncias que possuem oxigênio ligado a outro elemento químico, eles são compostos binários, ou seja, formados pela combinação de dois elementos. Um desses elementos é sempre o oxigênio (O).

Os óxidos podem ser classificados em diferentes grupos: ácidos, básicos, neutros, duplos, peróxidos ou anfóteros.

Óxidos ácidos: se formam a partir da reação com água originando ácidos também chamados de anidridos. Exemplo: o ácido sulfúrico (H2SO4) se forma a partir do trióxido de enxofre (SO3) em presença de água (H2O).

Óxidos básicos: a reação é feita a partir de bases levando à formação de sal e água. Exemplo: o hidróxido de cálcio (Ca (OH)2) provém da reação do óxido de cálcio (CaO) com a água.

Óxidos neutros: são formados por ametais, portanto são covalentes e não reagem com água, ácido ou base.

Óxidos duplos ou mistos: são resultantes da combinação de dois óxidos de um mesmo elemento.

Peróxidos: esses óxidos possuem dois oxigênios ligados entre si. Exemplo: (O-O)2-.

Óxidos anfóteros: se comportam como óxidos básicos na presença de ácidos e como óxidos ácidos na presença de bases.

Utilizações dos Óxidos:

- Óxido de Cálcio (CaO): É usado na agricultura para diminuir a acidez do solo e também na preparação de argamassa na construção civil.

- Óxido Nitroso (N2O): Utilizado como anestésico, também conhecido como gás hilariante. Esse óxido inalado em pequena quantidade provoca euforia, mas pode causar sérios problemas de saúde.

- Dióxido de Enxofre (SO2): É usado no branqueamento de óleos alimentícios, entre outras aplicações. É um dos principais poluentes atmosféricos; em dias úmidos, combina-se com o vapor de água da atmosfera e origina a chamada chuva ácida.

- Monóxido de Carbono (CO): Usado na metalurgia do aço. É normalmente o principal poluente da atmosfera das zonas urbanas.

- Peróxido de hidrogênio (H2O2): A solução aquosa com concentração de 3% de peróxido de hidrogênio, popularmente conhecida como água oxigenada, é usada como anti-séptico e algumas pessoas a utilizam para a descoloração de pêlos e cabelos. Na indústria, os peróxidos são usados como clarificadores (alvejantes) de tecidos, poupa de celulose, etc. Para essas utilizações sua concentração é superior a 30% de peróxido de hidrogênio.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)





Aproveite para conferir nossas videoaulas sobre o assunto:

O ácido sulfúrico se forma em presença de água

O ácido sulfúrico se forma em presença de água

Por: Líria Alves

Artigos relacionados

Classificação dos óxidos

Conheça a classificação dos óxidos em função do comportamento na presença de outros elementos.

Nomenclatura dos Óxidos

As regras de nomenclatura dos óxidos estabelecidas pela IUPAC levam em consideração se estes são óxidos iônicos ou moleculares.

Óxidos neutros

Descubra o que torna um óxido neutro; além de ver as aplicações e fontes de obtenção dos três principais óxidos: monóxido de carbono, de nitrogênio e de dinitrogênio.

Por que as estrelinhas, fogos de artifício com os quais as crianças brincam, não queimam?

Entenda por que as faíscas que saem das estrelinhas (aqueles fogos de artifício que as crianças amam brincar) não provocam nenhum machucado.

Principais óxidos

Descubra quais são os óxidos mais usados em nosso cotidiano, suas propriedades, características, fontes de obtenção e aplicações.

Teorias ácido-base de Arrhenius, de Brønsted-Lowry e de Lewis

Conheça as teorias ácido-base de Arrhenius, de Brønsted-Lowry e de Lewis. Veja as aplicações e as limitações de cada uma.

Óxidos básicos

Os óxidos básicos estão presentes na cal, nas plantas e nas cinzas de madeira e cigarros. Aprenda mais sobre esses compostos lendo este texto.

Peróxido de Hidrogênio

Conheça a fórmula química do peróxido de hidrogênio, qual sua diferença para a água oxigenada, suas aplicações e o significado de seus volumes.

Monóxido de carbono

Conheça a constituição, as fontes de obtenção, o perigo de intoxicação e as aplicações do monóxido de carbono pela indústria química.

Dióxido de carbono

Conheça a constituição química do dióxido de carbono (gás carbônico), suas fontes, produção, aplicações e sua participação em problemas ambientais.

Reações de enxofre na atmosfera

Conheça aqui as principais reações de enxofre que ocorrem na atmosfera e quais impactos ambientais elas causam.

Hidretos

Conheça um grupo de substâncias inorgânicas interessantes – os hidretos.

Metais alcalinoterrosos

Conheça as principais características dos elementos denominados metais alcalinoterrosos.

Reações de ustulação

Conheça as reações de ustulação e os possíveis produtos obtidos por esse tipo de reação inorgânica.

Carbetos

Conheça os tipos, as classificações, as propriedades, as regras de nomenclatura, as reações químicas e as aplicações dos carbetos.

Reações com óxidos anfóteros

Aprenda a determinar os produtos das reações com óxidos anfóteros em presença de ácidos e bases.

Ácidos

Conheça alguns tipos de ácidos.

Bases

Base é toda substância que, em solução aquosa, sofre dissociação iônica liberando o ânion OH-.