Ácidos mais importantes

Existem alguns ácidos mais importantes para o nosso cotidiano, sendo eles: ácido nítrico, ácido carbônico, ácido sulfúrico, ácido clorídrico e ácido acético.

Qual o ácido usado pela indústria de papel?
Qual o ácido usado pela indústria de papel?

Conheça agora algumas características e utilizações dos ácidos mais comuns em nosso cotidiano:

Ácido nítrico (HNO3): talvez este seja o ácido mais fabricado e consumido pela indústria. É utilizado na fabricação de explosivos, como, por exemplo, nitroglicerina (dinamite) e trinitrotolueno (TNT).

Ácido carbônico (H2CO3): se faz presente nas águas e refrigerantes gaseificados, é responsável pelo sabor refrescante dessas bebidas.

Ácido sulfúrico (H2SO4): ácido altamente corrosivo utilizado pelas indústrias de papéis, petroquímicas e automobilísticas (presente nas baterias de automóveis).

Ácido clorídrico (HCl): é vastamente utilizado como reagente em laboratórios e indústrias químicas. Também conhecido como ácido muriático, é usado ainda como potente agente de limpeza em construções civis.

O HCl está presente até mesmo em nosso corpo, mais precisamente no suco gástrico presente no estômago. Esse ácido auxilia na digestão.

Ácido acético (CH3COOH): é muito popular na cozinha, também conhecido como vinagre, é usado no preparo de saladas de verduras e maioneses.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)





Videoaula relacionada:

Por: Líria Alves

Artigos relacionados

Bases

Base é toda substância que, em solução aquosa, sofre dissociação iônica liberando o ânion OH-.

Classificação dos ácidos

Ácido é toda substância que se ioniza em presença de água e origina íons H+.

Força dos ácidos

Veja como é medida a força de um ácido, como é calculado o grau de ionização e conheça exemplos de ácidos fortes, moderados e fracos.

Fórmulas dos ácidos

Aprenda a utilizar as fórmulas dos ácidos para determinar a força, a nomenclatura e as equações de ionização desse tipo de substâncias.

Neutralização parcial

Clique e entenda o que é uma reação de neutralização parcial e quais são as formas de equacioná-la!

Obtenção do ácido acético

O ácido acético é preparado por vários métodos; conheça o principal, que é por meio de fermentação acética, e os demais.

Reações de Neutralização

A reação de neutralização ocorre quando misturamos uma solução aquosa de um ácido e de uma base, obtendo uma solução aquosa de um sal.

Sais

Os sais têm sabor salgado e possuem a propriedade de conduzir corrente elétrica quando estão em solução.

Sais Orgânicos Derivados de Ácidos Carboxílicos

Os sais orgânicos são originários da substituição do hidrogênio do grupo carboxila de um ácido carboxílico por um cátion de um metal ou amônio.

Ácido Clorídrico

Conheça as propriedades químicas e físicas do ácido clorídrico e as suas principais aplicações

Ácido acético

Conheça a composição química do principal ácido carboxílico, o ácido acético ou etanoico; veja também suas propriedades, aplicações e obtenção.

Ácidos

Conheça alguns tipos de ácidos.

Ácidos Carboxílicos

Ácidos carboxílicos se caracterizam pela presença do grupo funcional carboxila.