Ácido acético

O ácido acético é um líquido incolor, em temperatura ambiente, de cheiro penetrante, sabor azedo, solúvel em água, álcool e éter; sendo o ácido carboxílico mais conhecido. Seu nome oficial é ácido etanoico e sua fórmula química está representada baixo:

Fórmulas químicas do ácido acético ou ácido etanoico

Quando concentrado, o ácido acético é muito tóxico. Seu ponto de fusão é 16,7 ºC e seu ponto de ebulição é de 118,1 ºC. Se estiver abaixo do ponto de fusão, ou seja, no estado sólido, ele muitas vezes é denominado ácido acético glacial, pois se apresenta como cristais brilhantes, incolores, transparentes, com aspecto de gelo.

No estado sólido, o ácido etanoico é chamado de ácido acético glacial

O ácido acético é o principal componente do vinagre, sendo o responsável por seu sabor azedo; daí o seu nome: do latim acetum, que significa vinagre. No vinagre, ele aparece em soluções a 4% em volume de ácido acético, em média.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Além do seu uso no vinagre, o ácido etanoico também é usado como solvente, é largamente empregado em laboratório como ácido fraco, como tempero, em tinturaria, perfumaria, na produção de corantes, na fabricação de acetonas, em tintas, na seda sintética, na produção de acetato de vinila (do qual se obtém o plástico PVA), na produção de ésteres, de acetato de celulose (fibras têxteis), de acetatos inorgânicos, de anidrido acético e cloreto de etila (usados em sínteses orgânicas) e em medicamentos.

O ácido acético também é encontrado na sua forma esterificada em animais e vegetais.

Ele é produzido principalmente por meio de fermentação, isto é, por meio da oxidação do etanol na presença de bactérias. Porém, sua primeira obtenção foi por meio de destilação. Um terceiro modo de produzi-lo industrialmente é por meio da hidratação do acetileno.

O ácido acético é o principal componente do vinagre, conferindo-lhe seu sabor azedo característico

O ácido acético é o principal componente do vinagre, conferindo-lhe seu sabor azedo característico

Por: Jennifer Rocha Vargas Fogaça

Artigos relacionados

Obtenção do ácido acético

O ácido acético é preparado por vários métodos; conheça o principal, que é por meio de fermentação acética, e os demais.

Oxidação dos Álcoois Primários

Entenda como ocorre a oxidação dos álcoois primários, quais reagentes são utilizados, como ela ocorre na forma branda e na energética, e quais são os produtos formados.

Uso de vinagre nos cabelos

Veja se o uso de vinagre nos cabelos traz benefícios, qual vinagre é recomendado e quais as precauções que devem ser tomadas.

O que acontece quando colocamos ovo no vinagre?

Entenda o que acontece quando colocamos o ovo no vinagre, por que se formam bolhas e por que o ovo fica saltitante e aumenta de volume.

Ácidos

Conheça alguns tipos de ácidos.

Classificação dos ácidos

Ácido é toda substância que se ioniza em presença de água e origina íons H+.

Sais Orgânicos Derivados de Ácidos Carboxílicos

Os sais orgânicos são originários da substituição do hidrogênio do grupo carboxila de um ácido carboxílico por um cátion de um metal ou amônio.

Nomenclatura de ácidos

A regra de nomenclatura de ácidos é diferente para hidrácidos (ácidos que não contêm oxigênio) e oxiácidos (contêm oxigênio).

Ácidos mais importantes

Clique aqui e conheça a utilização de alguns ácidos presentes em nosso cotidiano!

Ácidos Carboxílicos

Ácidos carboxílicos se caracterizam pela presença do grupo funcional carboxila.