Erico Verissimo

Erico Verissimo é um escritor da segunda geração modernista da Literatura brasileira e autor das obras “O Tempo e o Vento” e “Olhai os lírios do campo”.

Erico Lopes Verissimo nasceu no dia 17 de dezembro de 1905, no município de Cruz Alta, estado do Rio Grande do Sul. Erico Verissimo, como ficou conhecido anos mais tarde, apreciava boas leituras de romances dos autores Aluízio Azevedo, Joaquim Manuel de Macedo, Dostoiévski e Walter Scott. Atuou profissionalmente como bancário, sócio de uma farmácia, professor de Literatura e de Inglês antes de se dedicar integralmente à escrita literária.

Em 1929, iniciou a publicação de Contos em revistas e jornais de Porto Alegre e de outros municípios gaúchos. Em 1931, casou-se, aos 26 anos, com Mafalda Halfem Volpe e teve dois filhos, Clarissa Verissimo e Luis Fernando Verissimo, que também é escritor. Nesse mesmo período, atuou como Secretário de Redação da 'Revista do Globo', em Porto Alegre. Em 1932, assumiu o cargo de diretor de edição da Revista e da Livraria do 'O Globo'.

Projeto literário do autor

Erico Verissimo faz parte da segunda geração modernista, a qual perdurou entre 1930 e 1945. Em suas obras, o autor busca refletir sobre os diversos problemas sociais desencadeados pelo desenvolvimento industrial e pela modernização do Brasil.

Após o ano de 1945, Erico Verissimo abordou em suas obras outras questões relacionadas com a investigação sobre a história e a cultura do estado do Rio Grande do Sul. Nessa época, Verissimo publicou um romance, "O Tempo e o Vento", no qual contextualizou o patriarcalismo da cultura gaúcha do século XX. Essa obra é dividida em três romances épicos bastante conhecidos.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A produção literária de Erico Verissimo e sua diversidade temática são tão vastas que, em uma terceira fase de produção, o autor abordou assuntos referentes à política, às guerras e ao preconceito étnico.

Entre os anos de 1941 e 1953, Erico ocupou o cargo de Diretor do Departamento de Assuntos Culturais da União Pan-Americana e também foi para os Estados Unidos lecionar literatura brasileira na Universidade de Berkeley, estado da Califórnia.

Em 1969, Erico Verissimo recebeu o prestigiado Prêmio Machado de Assis, com a publicação da obra "Música ao Longe", e o Prêmio Graça Aranha, com a publicação da obra "Caminhos Cruzados".

Erico Lopes Verissimo faleceu no dia 28 de novembro de 1975, em Porto Alegre, vítima de um infarto.

Principais obras do autor

  • Caminhos Cruzados (1935)

  • A Vida de Joana D'Arc (1935)

  • Um Lugar ao Sol (1936)

  • Os Três Porquinhos (1936)

  • Olhai os Lírios do Campo (1938)

  • Outra Vez os Três Porquinhos (1939)

  • O Tempo e o Vento I (1948)

  • O Continente (1948)

  • O Tempo e o Vento II (1951)

  • O Retrato (1951)

  • Gente e Bichos (1956)

  • O Ataque, novelas (1959)

  • O Tempo e o Vento III (1961)

  • Música ao longe (1969)

  • Incidente em Antares (1971)

  • Solo de Clarineta (Vol. I - 1973; Vol. II – 1975)

Erico Verissimo é um escritor brasileiro da segunda geração modernista da Literatura brasileira

Erico Verissimo é um escritor brasileiro da segunda geração modernista da Literatura brasileira

Por: Luciana Kuchenbecker Araújo

Artigos relacionados

Carlos Drummond de Andrade

Considerado o maior poeta de todos os tempos, Carlos Drummond de Andrade pertenceu à segunda fase modernista (poesia). Conheça-o aqui!

Euclides da Cunha

Conheça a vida e as obras de Euclides da Cunha, escritor pré-modernista brasileiro e autor de Os Sertões.

Graciliano Ramos

Graciliano Ramos figura dentre os mais importantes representantes da prosa regionalista da geração de 1930. Não deixe de conhecer sua trajetória artística!

Guimarães Rosa

Veja quem é Guimarães Rosa e conheça o estilo literário de suas obras. Leia também algumas frases do autor.

João Cabral de Melo Neto

João Cabral de Meto Neto é considerado o poeta engenheiro, que, como tal, coloca palavra sobre palavra. Conheça aqui um pouco mais de sua trajetória artística.

Luis Fernando Verissimo

Leia a biografia de Luis Fernando Verissimo e conheça um pouco sobre a vida e as obras desse renomado escritor brasileiro.

Murilo Rubião

Veja quem foi Murilo Rubião, importante autor de contos fantásticos. Conheça as características de suas obras e leia algumas frases desse autor.