Veja o que fazer a cem dias para o Enem 2020

Especialistas da área de educação dão oito dicas para você aproveitar ao máximo esse período antes das provas

Por: Silvia Tancredi
05/10/2020 08h00

Daqui a cem dias começa o Enem 2020. As primeiras provas estão marcadas para o dia 17 de janeiro de 2021. A expectativa é que mais de 5 milhões de estudantes façam o exame em todo o Brasil. 

À primeira vista, parece pouco tempo se você pensar que são três meses e alguns dias de preparação. Porém, na opinião de especialistas da área de educação, durante desse período dá tempo de estabelecer metas, cumprir cronogramas, fazer atividades específicas e preparar-se ainda mais para mandar bem no Enem.

Confira a seguir oito dicas do que fazer a cem dias para o Enem 2020: 

Organize-se

A preparação para o Enem 2020 tem sido diferente das outras edições por causa da pandemia do coronavírus e, consequentemente, pela suspensão das aulas presenciais. Embora algumas escolas estejam ministrando aulas on-line, a maioria dos inscritos no exame precisa ter mais autonomia e preparo extra para as provas. 

Embora seja um ano atípico, pense que há algo positivo: um tempo maior até as provas. Para aproveitar esse período, Raphael Arlon, coordenador de Vestibular do Colégio Matriz Educação, recomenda que você se organize, montando um cronograma, detalhando quais matérias revisar nos dias, semanas e meses seguintes. 

É interessante também, segundo Arlon, que você utilize ferramentas para ajudar no processo de organização, tais como:

  • Resumos
  • Mapas mentais
  • Fichamentos

Outros pontos importantes para preparar são você listar temas que mais caem de cada disciplina e anotar conteúdos da atualidade que podem ser cobrados, em especial relacionados às matérias da prova de ciências humanas. 

Leia também: como estudar para o Enem pela internet

Pense no seu objetivo

Por que você vai fazer o Enem 2020? Certamente para usar as notas para ingressar em uma universidade, certo? Se o seu foco é passar no Sistema de Seleção Unificada (SiSU),  você precisa conhecer como ele funciona. 

Se você vai tentar o curso de da área de Exatas, por exemplo, saiba que as notas da prova de matemática do Enem geralmente têm mais peso na hora da nota final do SiSU. Sendo assim, você deve dominar essa matéria.

Outra ideia do que fazer faltando cem dias para o Enem é verificar o histórico das notas de corte do seu curso no SiSU e da instituição desejada. Se o seu objetivo for passar para Medicina, por exemplo, você precisa saber qual a pontuação mínima que precisa ter nas provas do Enem para estar entre as vagas oferecidas no SiSU. 

Tire suas dúvidas sobre o SiSU

Leia o edital 

Você sabia que o Edital do Enem 2020 apresenta todas as informações sobre as provas? No arquivo você fica sabendo tudo o que você precisa estudar para o Enem. Uma sugestão é ler esses conteúdos e verificar se já estudou os temas. Caso ainda não os tenha visto, ainda dá tempo de conferi-los. 

Ao ler o edital do Enem, você conhecerá o formato da prova, o número de questões e o tempo que terá para cada uma. Sendo assim, você poderá criar mentalmente formas de gerenciar seu tempo e se sentir mais seguro no momento das provas. 

Por fim, você saberá como as provas são corrigidas e como calcular a sua nota no edital do Enem 2020. Essas informações são estratégicas e podem deixá-lo mais tranquilo.

Escreva bastante

O coordenador Arlon ressalta que, agora, é o momento para treinar temas variados para a redação do Enem. "Dar-se bem na redação é fundamental para qualquer escolha de curso no SiSU", reforça.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A redação do Enem deve ser um texto dissertativo-argumentativo, no qual você vai desenvolver uma proposta de intervenção (solução viável) para uma questão-problema apresentada na proposta. 

Saiba tudo sobre a redação do Enem

Faça mais exercícios e simulados

Pela experiência do coordenador do Curso Poliedro, Márcio Guedes, os alunos aprovados em vestibulares e no SiSU são aqueles que fazem muitos simulados, uma vez que esses exercícios permitem  exercitar o aprendizado conquistado ao longo do ano.

Guedes ressalta que é importante investir tempo na realização de atividades e exercícios que contemplem formatos de enunciados diversos, ampliando as possibilidades de acertos na hora da prova. 

"Outro ponto essencial é a correção desses simulados; afinal, um erro é uma enorme oportunidade para melhorar. Melhor errar no simulado do que no dia do Enem, por isso, a visão de um aluno maduro é de encarar os erros como uma chance para crescer".

Descanse

Estudar mais de duas horas seguidas, por exemplo, pode ser um erro, pois você vai ficar cansado, perderá a capacidade de concentração e, com isso, terá dificuldade em absorver o conteúdo. 

"Mantenha o equilíbrio e, quando precisar de um descanso, pare! Naturalmente, conquistamos rendimentos muito maiores quando estamos descansados e dispostos", explica o coordenador Guedes. 

Dica: faça pausas programadas de 5 ou 10 minutos a cada 1h ou 1h e meia.

Não desanime

No segundo semestre do ano, é comum que os estudantes que estão em preparação para o Enem há meses sintam mais pressão e, frequentemente, precisem de um impulso a mais para se manterem motivados. 

"Não desanime! Motive-se! Agora não é hora de se deixar abalar! Continue com foco total nos estudos, siga as orientações dos professores e confie no esforço que fez ao longo do ano", aconselha o coordenador Guedes. 

A maratona de estudos para o Enem 2020 começou no início do ano. Sendo assim, é natural que, a esta altura do campeonato, você se sinta cansado, preocupado e, em alguns casos, pouco motivado.

"Lembre-se de que altos e baixos são comuns, então, se o ritmo estiver um pouco menor, faz parte! É importante avaliar se está diminuindo a intensidade por cansaço e, nesse caso, ficar atento aos limites do seu corpo e da sua mente".

Relaxe

Faltando cem dias para o Enem 2020, é normal que a ansiedade e a pressão aumentem, mas, de acordo com o coordenador do Poliedro, tentar relaxar é fundamental, bem como ter momentos de descontração na sua vida.

Veja ideias para relaxar:

  • Converse com amigos, familiares e profissionais de orientação educacional e alimente-se bem
  • Pratique atividades físicas
  • Inclua momentos de lazer na sua agenda
  • Tenhas boas noites de sono
  • Faça exercícios de relaxamento, como ioga,
  • Trabalhe sua respiração, para mantê-la relaxada
  • Procure psicoterapia, se for preciso  

Enem 2020

As provas do Enem 2020 impresso serão formadas por 180 questões objetivas e por uma redação. Veja abaixo a distribuição das questões:

=>Domingo, 17 de janeiro: redação + 45 questões objetivas de Linguagens e Códigos + 45 questões de Ciências Humanas
=>Domingo, 24 de janeiro: 45 questões de Matemática + 45 questões de Ciências da Natureza

O gabarito oficial será publicado até o terceiro dia útil após a realização das últimas provas. A previsão é que o resultado do Enem 2020 saia no dia 29 de março.

Para mais informações, acesse o site do Enem.

Artigos relacionados

Tire suas dúvidas sobre o ProUni

Tire suas dúvidas sobre o ProUni. Programa Universidade Para Todos concede bolsas de estudos em cursos superiores com a nota do Enem.

Enem 2020: número de participantes em salas será reduzido

Inep informou que Enem 2020 terá menos participantes em sala. Medida visa a prevenção ao coronavírus. Participantes também terão que usar máscaras.