Comunidade dos Estados Independentes

A Comunidade dos Estados Independentes (CEI) foi criada em dezembro de 1991, após a desagregação da URSS (União das Repúblicas Socialistas Soviéticas). Atualmente os países integrantes são: Armênia, Belarus, Cazaquistão, Federação Russa, Moldávia, Quirquistão, Tadjiquistão, Ucrânia, Uzbequistão, Azerbaidjão e Turcomenistão (membro associado). A Geórgia se desligou do grupo em 2009. Ao se retirar do grupo, deve-se informar com um ano de antecedência para que o desligamento ocorra oficialmente.

A sede da Comunidade dos Estados Independentes está localizada em Minsk, capital de Belarus. Sua estrutura administrativa contém dois conselhos, um formado pelos chefes de Estado e o outro formado pelos chefes de Governo, as reuniões ocorrem de três em três meses.

Com o propósito de ocupar o espaço deixado pela extinta União das Repúblicas Socialistas Soviéticas, foi criada a Comunidade dos Estados Independentes, pois os países apresentavam uma grande dependência dos laços gerados durante a URSS. No entanto, a tendência é que as nações que atualmente integram a CEI busquem a autonomia econômica, política e militar, diminuindo os laços com os outros países integrantes da Comunidade.

A CEI é mais do que um bloco, pois além de um sistema econômico, há também um sistema de defesa incorporado a ela. Difere da URSS pelo fato de cada país deter sua soberania.

As diferenças econômicas é o principal entrave para uma integração efetiva entre os países membros. A Federação Russa detém a hegemonia no grupo, isso ocorre em virtude de fatores como situação econômica, poderio militar, condição geopolítica mundial, etc.

Atualmente, a CEI possui população aproximada de 273,7 milhões de habitantes, seu PIB é estimado em US$ 587,8 bilhões.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Comunidade dos Estados Independentes

Comunidade dos Estados Independentes

Por: Wagner de Cerqueria e Francisco

Artigos relacionados

ALCA

ALCA, o que é ALCA, quais países participam da ALCA, o objetivo da ALCA, a situação atual da ALCA.

APEC

As características do bloco econômico mais dinâmico na atualidade.

ASEAN

ASEAN, Associação das Nações do Sudeste Asiático, subcontinente, Ásia, Guerra do Vietnã, Japão, União Europeia, Jacarta, Indonésia, Malásia, Filipinas, Cingapura, Tailândia, Brunei, Vietnã, Mianmar, Laos, Camboja, tarifas alfandegárias, Papua - Nova Guiné, nação, Timor-Leste, Tigres Asiáticos.

As etnias russas

As etnias russas, Rússia: um país com enorme variedade de etnias, As causas da ocorrência de distintas etnias na Rússia, Número de etnias presentes nas Rússia.

Comunidade Andina

Bloco Econômico Formado por Bolívia, Colômbia, Equador e Peru.

Geopolítica da Rússia

Alguns dos principais aspectos e estratégias referentes à geopolítica da Rússia.

Mercosul

Conheça a origem, o funcionamento e as principais características do Mercosul, o Mercado Comum do Sul.

Organização dos Estados Americanos (OEA)

Entenda o que é a OEA. Saiba quem são seus membros e conheça suas funções. Resolva também exercícios sobre o tema.

Rússia e Ucrânia: a disputa pela Crimeia

Entenda as disputas entre Rússia e Ucrânia pela Crimeia e compreenda os principais fatores dessa importante questão.

União Européia

União Européia: o que é União Européia, quem participa da União Européia, quais são os objetivos da União Européia.