APEC

Símbolo da APEC
Símbolo da APEC

Criada em 1989 na Austrália, a Cooperação Econômica da Ásia e do Pacífico (APEC) tem como principal objetivo a implantação de uma zona de livre comércio entre os países membros do bloco. Outros aspectos importantes proporcionados pela APEC são: o desenvolvimento econômico, a geração de novos postos de trabalho e a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos das nações integrantes. O bloco também funciona como um fórum de discussão para diversas questões.

A implantação desse bloco é o principal responsável pelo crescimento econômico, a cooperação, geração de novos postos de trabalho, relações comerciais e investimentos na região Ásia-Pacífico. As decisões na APEC são tomadas por consenso, não apresentando um tratado de obrigações para os seus participantes.

A Cooperação Econômica da Ásia e do Pacífico promoveu a redução das tarifas e outras barreiras comerciais em toda a região Ásia-Pacífico, proporcionando eficientes economias nacionais e intensificando as relações comerciais e exportações. Esse fato é de fundamental importância para o crescimento econômico dos países, garantindo maior flexibilidade nas transações comerciais.

Os membros da APEC possuem cerca de 40% da população mundial. Atualmente, formam o grupo economicamente mais dinâmico do mundo e apresenta os maiores volumes de negócios do planeta. São responsáveis por 46% das exportações mundiais. Desde sua fundação até o ano de 2009, o comércio da Apec cresceu aproximadamente 400%, superando significativamente o resto do mundo. O Produto Interno Bruto do bloco triplicou nesse mesmo período, correspondendo a 54,2% do PIB planetário. A Cooperação Econômica da Ásia e do Pacífico é responsável por 43,7% das relações comerciais mundiais.

Atualmente os integrantes da Apec são: Austrália, Brunei, Canadá, Chile, China, Indonésia, Japão, Coreia do Sul, Malásia, México, Nova Zelândia, Papua Nova Guiné, Peru, Filipinas, Rússia, Cingapura, Tailândia, Vietnã e Estados Unidos, além de Taiwan (Formosa) e Hong Kong.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Por: Wagner de Cerqueria e Francisco

Artigos relacionados

ALCA

ALCA, o que é ALCA, quais países participam da ALCA, o objetivo da ALCA, a situação atual da ALCA.

ASEAN

ASEAN, Associação das Nações do Sudeste Asiático, subcontinente, Ásia, Guerra do Vietnã, Japão, União Europeia, Jacarta, Indonésia, Malásia, Filipinas, Cingapura, Tailândia, Brunei, Vietnã, Mianmar, Laos, Camboja, tarifas alfandegárias, Papua - Nova Guiné, nação, Timor-Leste, Tigres Asiáticos.

Comunidade Andina

Bloco Econômico Formado por Bolívia, Colômbia, Equador e Peru.

Comunidade dos Estados Independentes

A formação de um bloco entre os países da extinta URSS.

Mercosul

Conheça as principais características do Mercosul. Saiba quais são os membros efetivos e associados, os objetivos econômicos e o contexto de criação do bloco.

Organização dos Estados Americanos (OEA)

Entenda o que é a OEA. Saiba quem são seus membros e conheça suas funções. Resolva também exercícios sobre o tema.

SADC

SADC — bloco econômico formado por países sul-africanos.

União Européia

União Européia: o que é União Européia, quem participa da União Européia, quais são os objetivos da União Européia.