As etnias russas

Manifestações contra grupos separatistas
Manifestações contra grupos separatistas

Cada país é composto por um ou vários grupos étnicos que podem ser nativos ou não, é a partir das diversidades que os povos se diferem. A Rússia quanto à sua composição étnica ocupa uma posição privilegiada, pois configura como um país de maior variedade étnica que se relaciona entre si.

Um dos fatores que conduziram a essa característica foram as conquistas territoriais ao longo dos últimos cinco séculos realizadas pelos povos russos, ao passo que cada território agregado integrava etnias distintas.

Os russos propriamente ditos respondem por 82% do total de habitantes, cerca de 144 milhões de pessoas, o restante, 18%, são compostos por cerca de cem grupos étnicos distintos, nesse caso esses são considerados minorias nacionais, dentre esse grupo os que possuem maior influência são os ucranianos e os bielo-russos (eslavos).

As repúblicas autônomas na maioria das vezes abrigam as minorias étnicas da Rússia, pois essas eram, no passado, seus antigos territórios.

Essas repúblicas têm governos, parlamentos e membros na esfera federal situados em Moscou, no entanto, todas as leis são subordinadas à Federação Russa.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Por: Eduardo de Freitas

Artigos relacionados

Comunidade dos Estados Independentes

A formação de um bloco entre os países da extinta URSS.

Mundo Bipolar

A influência exercida por Estados Unidos e União Soviética no período pós-guerra.

Nova política Econômica na Rússia

O plano econômico de Lênin, após a Revolução Russa.

População mundial

Conheça quais são os continentes e os países mais populosos do globo. Saiba mais sobre o crescimento e a distribuição da população mundial.

Rússia e Ucrânia: a disputa pela Crimeia

Entenda as disputas entre Rússia e Ucrânia pela Crimeia e compreenda os principais fatores dessa importante questão.