MCU e a aceleração centrípeta

Partícula descrevendo um movimento circular uniforme com aceleração centrípeta
Partícula descrevendo um movimento circular uniforme com aceleração centrípeta

Durante o estudo dos conceitos físicos a respeito do movimento circular, este parece ser um movimento complexo e que possui poucas aplicações no cotidiano. Mas, pelo contrário, o movimento circular, como diversos conteúdos da Física, também possui grande aplicação cotidiana: no movimento da roda de uma moto, da roda gigante em um parque de diversão, etc.

Da mesma forma que encontramos a aceleração no movimento escalar também a encontramos no movimento circular. A aceleração é dita escalar quando se trata de um movimento retilíneo e centrípeto, quando o movimento é circular. Sendo assim, podemos dizer que a aceleração centrípeta é a responsável por mudar, a cada instante do movimento, o sentido da velocidade linear.

Quando um corpo descreve uma trajetória circular é porque sobre ele atua uma aceleração, cuja direção aponta sempre para o centro do círculo, tendendo a mudar a direção da velocidade linear. Pelo fato de essa aceleração apontar para o centro, ela recebe o nome de aceleração centrípeta.

De acordo com a Segunda Lei de Newton, a força que age sobre um corpo provoca uma aceleração nele, sendo a direção dessa aceleração perpendicular ao vetor velocidade linear. Portanto, a aceleração também sempre aponta para o centro da curva.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Quando se trata de um movimento circular uniforme, a aceleração tangencial é zero, porém somente existirá a aceleração centrípeta. Vejamos a figura acima: nela há uma partícula descrevendo um movimento circular uniforme (sentido anti-horário) cuja aceleração centrípeta pode ser determinada em quatro pontos distintos. Ainda com relação à figura, podemos ver que a velocidade linear da partícula é tangente à trajetória, já que a aceleração centrípeta possui a direção do raio da circunferência.

A aceleração centrípeta e a velocidade linear descritas pela partícula possuem módulos iguais, porém, como passar do tempo, elas variam em sentido e direção. Sendo assim, conhecemos a aceleração centrípeta de um movimento circular da seguinte maneira:

Fazendo uma relação da aceleração centrípeta do movimento circular uniforme em função da velocidade angular do mesmo movimento, temos:

Como: v ω.R

Temos:

Aproveite para conferir as nossas videoaulas relacionadas ao assunto:

Por: Domiciano Correa Marques da Silva

Artigos relacionados

Grandezas angulares

Clique aqui e conheça as grandezas angulares, bem como suas correspondentes lineares.

Movimento circular uniforme

Clique aqui e compreenda os conceitos do movimento circular uniforme. Aprenda sobre os paralelos formados com o movimento retilíneo uniforme.

O forno de micro-ondas causa algum prejuízo à saúde?

Será que os fornos de micro-ondas fazem algum mal à saúde? Confira o artigo para descobrir. As micro-ondas são ondas eletromagnéticas que interagem com moléculas polares, como as moléculas de água, induzindo-as a entrar em movimento rotacional. Descubra se isso pode nos fazer mal!

O que é movimento circular uniformemente variado?

Clique aqui e entenda o que é e como funciona o movimento circular uniformemente variado. Saiba também a diferença entre ele e o movimento circular uniforme.

Velocidade angular

Clique aqui e saiba o que é velocidade angular. Conheça as fórmulas que podem ser usadas para calculá-la e veja exemplos.