Velocidade escalar média

A velocidade escalar média é o fruto da razão entre o espaço percorrido por um móvel e o tempo gasto para completar o percurso.

Na prova dos 100 metros rasos, a velocidade média dos atletas é definida pela razão entre os 100 m e o tempo gasto pelo atleta para completar a prova*
Na prova dos 100 metros rasos, a velocidade média dos atletas é definida pela razão entre os 100 m e o tempo gasto pelo atleta para completar a prova*

A velocidade escalar média é definida como a razão entre o espaço percorrido por um móvel e o tempo total gasto para percorrer tal espaço. A equação a seguir define essa grandeza:

Vm = Δs
         Δt

Nessa equação, Δs é o espaço total percorrido pelo móvel e Δt é o tempo total gasto no percurso.

Para a determinação da velocidade média, até o tempo em que o móvel permanece parado deve ser contabilizado. Imagine uma viagem feita entre duas cidades, distantes 300 km uma da outra, e que o motorista tenha gasto 2 h até um posto de combustível, no qual permaneceu parado por 30 min (0,5 h), e mais 1,5 h até o destino final. Na determinação da velocidade média, é preciso contabilizar o tempo parado, de modo que:

Δs = 300 Km

Δt = 2h + 0,5h + 1,5h = 4h

Logo, VM = 300 Km ÷ 4 h = 75 km/h

  • Unidade de velocidade

A unidade para a velocidade média, de acordo com o Sistema Internacional de Unidades, deve ser o metro por segundo (m/s). Porém, em nosso cotidiano, é extremamente comum utilizarmos a unidade quilômetro por hora (km/h). A imagem abaixo mostra a transformação entre as unidades m/s e km/h por meio do fator 3,6. Isso é feito porque 1 km corresponde a 1000 m e 1 h corresponde a 3600 s.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

  • Velocidade instantânea

A velocidade instantânea é a velocidade do instante observado e pode ser entendida como a velocidade calculada no menor intervalo de tempo possível. Ao olharmos para o velocímetro de um carro em movimento, a informação disponível para nós no exato momento da observação é a velocidade instantânea.

  • A velocidade média não é a média das velocidades

Imagine um veículo que andou metade de seu percurso com velocidade igual a 20 m/s e a outra metade com velocidade igual a 30 m/s. Nesse caso, não podemos dizer que a sua velocidade média é a média aritmética dos dois valores citados. Para determinar a velocidade média nesse caso, faz-se necessário conhecer a razão entre o espaço total percorrido (Δs) e o tempo total gasto (Δt).

*Crédito da Imagem: Pete Niesen / Shutterstock


Aproveite para conferir nossa videoaula relacionada ao assunto:

Por: Joab Silas da Silva Júnior

Artigos relacionados

Aceleração escalar média

Compreenda os conceitos iniciais da cinemática escalar que definem matematicamente a aceleração escalar média.

Classificação dos movimentos

Veja aqui as características básicas e a classificação dos tipos de movimentos estudados pela Física na cinemática escalar.

Como passar m/s para km/h?

Aprenda agora mesmo a passar uma unidade de medida em m/s para km/h!

Curiosidades físicas no Futebol

Sabia que você pode aprender Física com futebol? Neste artigo demonstraremos como isso é possível ao revelar conceitos físicos presentes em uma partida de futebol. Veja aqui por que as chuteiras possuem travas, por que os jogadores vestem roupas térmicas e qual é o tempo que o goleiro tem para reagir a um pênalti!

Função horária das posições

Veja aqui a definição da função horária das posições de um movimento uniforme e suas equações.

Movimento uniforme

Você sabe o que é movimento uniforme? Aprenda a calcular a velocidade desse movimento, conheça os gráficos e equações, além de conferir exercícios resolvidos.

Relação entre velocidade e potência

Observe a relação básica entre as grandezas escalares potência e velocidade.