Classificação dos movimentos

Um carro de corrida está em movimento porque a cada instante ele se distancia de um ponto de referência fixo.
Um carro de corrida está em movimento porque a cada instante ele se distancia de um ponto de referência fixo.

Quando realizamos um estudo sobre um tema científico, devemos tomar muito cuidado com a escolha do vocabulário que utilizaremos, pois as palavras podem representar conceitos específicos. Na Física, por exemplo, a palavra movimento adquire significado mais preciso e restrito do que o geral, usado no cotidiano, portanto podemos dizer que movimento é sempre um conceito relativo, ou seja, só faz sentido falar em movimento de um corpo em relação a um referencial.

Sendo assim, as ideias de “em movimento” ou “parado” levam em conta a mudança, ou não, da localização do corpo em relação a um determinado referencial.

Classificações dos movimentos

Quanto ao sentido de um movimento podemos dizer que ele é progressivo ou retrógrado.

Movimento progressivo

Movimento a favor da orientação da trajetória.
Movimento a favor da orientação da trajetória

Quando um determinado móvel se desloca em uma determinada trajetória, o movimento pode concordar ou não com a orientação dada a ela. Assim, se um móvel se desloca ao longo de uma trajetória no sentido crescente dos valores que estão associados às posições, sua velocidade será, então, positiva. Nesse caso, classificamos o movimento do móvel como um movimento progressivo, ou seja, é um movimento que, com o passar do tempo, progride.

Movimento retrógrado

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Movimento contrário ao sentido da trajetória.
Movimento contrário ao sentido da trajetória

Se o móvel estiver se deslocando no sentido decrescente (ou no sentido contrário) da indicação dos marcos da trajetória, dizemos que ele está se movendo no sentido negativo da trajetória, e, consequentemente, sua velocidade é negativa. Nesse caso, o movimento descrito pelo móvel é dito movimento retrógrado.

Ainda com relação ao movimento de um móvel, podemos classificá-lo como tendo um movimento acelerado ou um movimento retardado.

Movimento acelerado

Um movimento é denominado acelerado quando o valor absoluto da velocidade instantânea aumenta com o passar do tempo. Nesse caso, a velocidade e a aceleração do móvel possuem o mesmo sinal.

Movimento retardado

Um movimento é denominado retardado quando o valor absoluto da velocidade instantânea diminui com o passar do tempo. 

Por: Domiciano Correa Marques da Silva

Artigos relacionados

Movimento uniforme

Você sabe o que é movimento uniforme? Aprenda a calcular a velocidade desse movimento, conheça os gráficos e equações, além de conferir exercícios resolvidos.

Velocidade Relativa (Vrel)

Velocidade relativa entre dois móveis.

Velocidade escalar média

Você sabe como se determina a velocidade escalar média de um corpo? Clique aqui e saiba mais sobre essa grandeza fundamental da Física!