Função horária das posições

Vamos supor que um ponto material esteja em movimento em relação a um certo referencial. À medida que o tempo transcorre, a posição desse ponto material varia para um referencial adotado. A função que relaciona as posições aos seus correspondentes instantes recebe o nome de função horária das posições.

Imaginemos que um ponto material esteja deslocando-se ao longo de uma trajetória retilínea com velocidade constante. Para estabelecer a função da posição do móvel (ponto material) em MRU, em relação ao tempo, é necessário, inicialmente, estabelecer adequadamente o sistema de referência. Vejamos a figura abaixo.

Origem 0, posição inicial s0 no instante t0, velocidade v e posição no instante t

Nesse sistema de referência estão fixadas a origem 0 e a posição inicial s0, medida no instante t0 = 0, a partir dessa origem. Estão representados também o valor algébrico da velocidade v e a posição s do ponto material no instante t. Com base na definição de velocidade escalar média, escrevemos:

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Adotando t0 = 0, podemos escrever:

A equação acima é a função horária das posições em um Movimento Uniforme. Onde:

- s é o espaço final ocupado pelo móvel
- 0 é o espaço inicial ocupado pelo móvel
- t é o tempo
- v é a velocidade do móvel

Essa é a função da posição ocupada por um móvel em relação ao tempo no MU. Ela permite obter a posição s do ponto material para cada instante t. Os termos v e s0 são constantes.

Um corpo em MRU terá sua posição dada pela função horária s = s0 + v.t

Um corpo em MRU terá sua posição dada pela função horária s = s0 + v.t

Por: Domiciano Correa Marques da Silva

Artigos relacionados

Cálculo do deslocamento a partir do gráfico da velocidade

Veja aqui a maneira correta de determinar o cálculo do deslocamento escalar de um móvel tomando como base o gráfico da velocidade em função do tempo.

Equação horária e sua derivada

Veja aqui como determinar a equação horária da velocidade fazendo a derivada da equação horária dos espaços de um móvel.

Gráficos do movimento uniforme

Caracterizando o movimento uniforme de um móvel através de gráficos.

Movimento uniforme

Você sabe o que é movimento uniforme? Aprenda a calcular a velocidade desse movimento, conheça os gráficos e equações, além de conferir exercícios resolvidos.

Velocidade escalar média

Você sabe como se determina a velocidade escalar média de um corpo? Clique aqui e saiba mais sobre essa grandeza fundamental da Física!