Capacidade térmica

A capacidade térmica é a razão entre a quantidade de calor absorvida ou perdida por um corpo e a variação de temperatura.

As fagulhas geradas pelo atrito não têm capacidade de gerar queimaduras em virtude da pequena capacidade térmica que possuem
As fagulhas geradas pelo atrito não têm capacidade de gerar queimaduras em virtude da pequena capacidade térmica que possuem

A capacidade térmica é a relação entre a quantidade de calor cedida ou absorvida por um corpo e a variação de temperatura. Essa grandeza indica a quantidade de energia que deve ser liberada ou absorvida para que um corpo possa sofrer uma variação de temperatura correspondente a 1°C. Matematicamente, podemos escrever:

C =    Q   
       ΔT

C = Capacidade térmica (cal/°C);

Q = Quantidade de calor (cal);

ΔT = Variação de temperatura.

Relação entre a capacidade térmica e a massa

A quantidade de calor absorvida ou cedida por um corpo que não sofre mudança de estado físico é definida como calor sensível. Se substituirmos a equação para calor sensível na definição de capacidade térmica, teremos:

C =    Q       ⇒   C = m.c.ΔT   ⇒   C = m.c 
ΔT                      ΔT                  

A capacidade térmica (C) pode ser definida como o produto da massa do corpo (m) pelo calor específico (c) do material que o constitui.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Se duas amostras de um mesmo material com massas diferentes forem expostas à mesma variação de temperatura, a amostra de maior massa terá maior capacidade térmica, uma vez que essa grandeza é diretamente proporcional à massa do corpo.

Curiosidade

Por que as fagulhas incandescentes que são geradas pelo atrito de amoladores de facas ou esmeris não geram queimaduras? A resposta está na capacidade térmica das fagulhas, que é muito pequena em virtude da massa infinitesimal da fagulha.

Cuidado!

A palavra “capacidade” pode transmitir a ideia de que o corpo possui um limite máximo de calor que pode ser recebido ou absorvido. Esse pensamento está completamente equivocado! Não há limite para a quantidade de calor que pode ser trocada por um objeto.

Por: Joab Silas da Silva Júnior

Artigos relacionados

Calor Sensível e Calor Latente

Calor sensível e calor latente promovem a variação térmica de uma substância. Entenda!

Calor e Temperatura

As diferenças básicas entre Calor e Temperatura.

Calorímetro – medindo o calor específico

Como determinar o calor específico de uma substância utilizando um calorímetro.

Fluxo de calor

Clique aqui, saiba o que é fluxo de calor e entenda para que ele serve. Conheça suas fórmulas e descubra como calculá-lo.

Garrafa térmica

Saiba por que uma garrafa térmica conserva a temperatura de líquidos em seu interior.

O calor também é energia

Energia adquirida através do calor.