Garrafa térmica

A garrafa térmica é um dispositivo utilizado para conservar a temperatura do conteúdo em seu interior. Para isso, ela possui mecanismos que evitam trocas de calor.

Garrafa térmica é o nome mais popular para o vaso de Dewar, que é um recipiente utilizado para gerar um isolamento térmico quase perfeito e, dessa forma, conservar a temperatura do conteúdo em seu interior por bastante tempo, evitando trocas de calor com o meio externo.

A primeira garrafa térmica foi construída no século XIX pelo cientista escocês James Dewar. Ele pretendia inicialmente conservar a temperatura de soluções químicas.

Para que você entenda melhor o funcionamento de uma garrafa térmica, veja como podem ocorrer os três processos de troca de calor:

Convecção – Consiste na forma de propagação de calor em meios líquidos ou gasosos, ocasionada pela diferença de densidade entre as partes componentes de um sistema;

Condução – É a transferência de energia térmica entre as partículas que constituem um determinado material em virtude da diferença de temperatura;

Irradiação - forma de propagação de calor que ocorre sem que haja contato entre os corpos, assim o calor propaga-se por meio de ondas eletromagnéticas. Um exemplo é o fato de o Sol aquecer a Terra mesmo a uma enorme distância.

A garrafa térmica é construída de tal forma que evita a ocorrência desses processos de trocas de calor. Veja a figura:

A garrafa térmica é construída de forma a evitar trocas de calor por convecção, irradiação e condução
A garrafa térmica é construída de forma a evitar trocas de calor por convecção, irradiação e condução

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Como podemos ver na figura, a garrafa térmica é constituída por duas camadas, como se uma garrafa estivesse dentro da outra e ambas utilizassem o mesmo gargalo. Essas camadas são feitas de um material isolante térmico, normalmente o vidro. Cada uma de suas partes tem uma função:

  • O vácuo entre as duas camadas tem o objetivo de evitar que ocorra a condução, pois esse processo de troca de calor necessita de um meio material para acontecer;

  • As superfícies espelhadas das camadas internas evitam que aconteça troca de calor por irradiação térmica, pois elas “refletem” as ondas de calor novamente para que a temperatura seja mantida;

  • A tampa feita por material isolante evita que haja contato entre o ar e o líquido no interior da garrafa, assim, não ocorre a convecção. Caso houvesse contato do ar com o líquido quente ou frio de dentro da garrafa, o movimento do ar faria com que ocorresse a convecção.

Assim, a garrafa térmica pode conservar a temperatura de qualquer conteúdo colocado em seu interior, estando ele quente ou frio. Teoricamente, seria possível que a temperatura fosse conservada para sempre, sem qualquer alteração, porém, é impossível evitar completamente as trocas de calor.

Garrafa térmica: recipiente utilizado para conservar a temperatura do líquido em seu interior

Garrafa térmica: recipiente utilizado para conservar a temperatura do líquido em seu interior

Por: Mariane Mendes Teixeira

Artigos relacionados

Capacidade térmica

Clique aqui e entenda o que é capacidade térmica, grandeza relacionada com a quantidade de calor trocada por um corpo e a sua variação temperatura.

Condução térmica

Você sabe o que é e como ocorre a condução térmica? Confira o que significa, exemplos, fórmula e exercícios resolvidos.

Convecção térmica

Veja aqui mais sobre a convecção térmica, processo de transmissão de calor que explica por que o congelador fica na parte superior da geladeira.

Física da pipoca

Você sabia que fazer pipoca é fazer Física? Clique aqui e conheça os processos físicos envolvidos na produção de pipoca!

Irradiação térmica

Irradiação térmica: veja aqui como é possível transferir energia sem que haja um meio material.

Processos de transmissão de calor

A transferência de calor pode ocorrer de três maneiras: condução, convecção e irradiação.

Três erros cometidos em Termologia

Clique aqui e descubra quais são os três erros mais cometidos no estudo da Termologia. Fique por dentro e destaque-se em processos seletivos!