Processos de transmissão de calor

Nos nossos estudos sobre termologia vimos a definição de calor, que é, na verdade, energia em trânsito, ou seja, a troca de energia de um sistema para outro, quando há variação de temperatura.

Essa transferência de calor pode se estabelecer de três maneiras: por convecção, por condução e por irradiação.

Convecção

Quando colocamos um pouco de água para esquentar, parte da água que está no fundo, aquecida pelo contato com o fundo do metal quente, aumenta de volume, tornando-se menos densa e, por isso, sobe à superfície. Seu antigo lugar é então ocupado por água mais densa, ou melhor, fria.

Com isso, no interior, criam-se as chamadas correntes de convecção. A transferência de energia por convecção é uma característica dos fluidos (líquidos e gases).

Condução

Quando colocamos uma panela no fogo, percebemos que ela rapidamente se esquenta, e as demais partes se aquecem por um processo que chamamos de condução. Mas quando o cabo da panela é feito de madeira ou de plástico, quase não se esquentam, por se tratarem de condutores térmicos ruins.

Podemos perceber isso realizando o seguinte experimento: colocamos duas colheres, uma de madeira e outra de metal, dentro de uma panela com água quente, e as deixamos ali por alguns minutos. Logo podemos tocar na parte que ficou em contato com a água e, desta forma, perceber que a colher de metal esquentou mais.

O processo de condução ocorre principalmente nos objetos sólidos.

Irradiação

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A energia proveniente do Sol não é feita por convecção e nem por condução, pois no espaço há vácuo. Essa energia que chega até nós é um tipo de radiação, pois ela se propaga tanto no vácuo, quanto em meio material. A essa forma de transferência de energia damos o nome de irradiação.

Caso aproximemos a mão de um material muito quente, como por exemplo, uma lâmpada de filamento ou uma fogueira, sentimos a transferência de energia ocorrer por irradiação.

Aproveite para conferir as nossas videoaulas relacionadas ao assunto:

A fogueira transmite calor por irradiação térmica

A fogueira transmite calor por irradiação térmica

Por: Domiciano Correa Marques da Silva

Artigos relacionados

Calorimetria

Você sabe o que é calorimetria? Quer aprender mais sobre o tema? Acesse nosso artigo e revise as principais fórmulas. Aprenda com exercícios resolvidos.

Condução térmica

Você sabe o que é e como ocorre a condução térmica? Confira o que significa, exemplos, fórmula e exercícios resolvidos.

Convecção térmica

Veja aqui mais sobre a convecção térmica, processo de transmissão de calor que explica por que o congelador fica na parte superior da geladeira.

Equilíbrio térmico

Você sabe o que é equilíbrio térmico? Clique aqui e confira a definição, as principais fórmulas, exemplos cotidianos e, também, exercícios resolvidos sobre o tema.

Fluxo de calor

Entenda o que é fluxo de calor, isto é, a quantidade de calor que flui por condução entre dois corpos!

Física da pipoca

Você sabia que fazer pipoca é fazer Física? Clique aqui e conheça os processos físicos envolvidos na produção de pipoca!

Garrafa térmica

Saiba por que uma garrafa térmica conserva a temperatura de líquidos em seu interior.

Irradiação térmica

Irradiação térmica: veja aqui como é possível transferir energia sem que haja um meio material.

Lei de Fourier

A lei fundamental que descreve a condução térmica é chamada de Lei de Fourier.

Lei de Stefan-Boltzmann

Veja aqui a lei que ficou conhecida como Lei de Stefan-Boltzmann, enunciada a partir da determinação experimental de Stefan e da dedução matemática de Boltzmann.