O calor também é energia

Quando andamos de carro, podemos verificar que no painel existe um identificador de temperatura, que indica a temperatura do motor quando em funcionamento. Dessa maneira, constatamos que parte da energia química da gasolina se transforma em energia mecânica e outra parte se transforma em energia térmica, ou seja, transforma-se em calor. De fato, então, podemos dizer que o calor é energia e que ele pode mover coisas.

Podemos ver que as águas dos rios, lagos e oceanos evaporam graças ao calor proveniente do Sol. Ao evaporar, a água sobe e se transforma em nuvens de chuva.

Quando colocamos água em uma panela de pressão, com o passar do tempo o calor da chama do fogão aquece a água, transformando-a em vapor. Percebemos que a válvula de escape começa a girar, por conta do calor que sai por ela.

A força exercida pelo vapor nada mais é do que a base para o funcionamento de uma máquina a vapor. Esse tipo de máquina começou a ser fabricada por volta de 1698, tendo sua maior relevância no período da Revolução Industrial (1760-1860). A figura acima ilustra a primeira máquina movida a vapor construída por James Watt em 1769.

Com a queima do carvão mineral, aquecia-se a água armazenada em uma caldeira. O vapor produzido percorria um cilindro (semelhante ao do motor de um automóvel) que se movimentava. Seu movimento era transmitido a uma roda utilizada para mover outros objetos.

Inicialmente, as máquinas a vapor eram utilizadas para movimentar bombas na retirada de água no interior de minas profundas. James Watt realizou o aperfeiçoamento dessas máquinas, que passaram a ser utilizadas nas indústrias. As máquinas a vapor tiveram uma grande contribuição na Revolução Industrial, e posteriormente passaram a ser utilizadas para mover navios e locomotivas.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Aproveite para conferir a nossa videoaula relacionada ao assunto:

Máquina a vapor construída por Watt.

Máquina a vapor construída por Watt.

Por: Domiciano Correa Marques da Silva

Artigos relacionados

Energia interna de um gás

Veja aqui a definição correta de energia interna e aprenda a calcular o valor da energia interna de um gás monoatômico.

Capacidade térmica

Clique aqui e entenda o que é capacidade térmica, grandeza relacionada com a quantidade de calor trocada por um corpo e a sua variação temperatura.