Temas de filosofia que mais caem no Enem

Você está estudando para o Enem? Uma dúvida comum de quem está se preparando para esse exame é: quais temas de filosofia mais caem no Enem? Neste texto, falaremos sobre eles pensando sempre na sua relevância e recorrência. Há uma grande chance da repetição de alguns temas que já caíram muitas vezes. Prepare seu caderno e suas canetas e leia o restante do nosso texto para pegar dicas sobre o que mais cai na prova de filosofia do Enem.

Leia também: Dicas de filosofia para o Enem

Diferentes pontos de seleção

Selecionar os temas é também um problema, pois, nesse sentido, podemos fazer dois tipos de recortes:

  • recorte temático: que priorize grandes temas da filosofia;
  • recorte histórico: que selecione as questões com base em períodos da história da filosofia e de filósofos inseridos nesses períodos.

Vejam, a seguir, o desenvolvimentos dessas duas abordagens.

O Enem é o principal exame admissional para as universidades públicas brasileiras.
O Enem é o principal exame admissional para as universidades públicas brasileiras.

Recorte temático

  • Ética e justiça: um dos temas mais recorrentes no Enem, a ética e os problemas relacionados à justiça podem remeter à filosofia de autores como:

- Sócrates

- Platão

- Aristóteles

- liberais modernos

- autores contemporâneos

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

  • Democracia e cidadania: tema da filosofia política muito próximo da ética, diz respeito às discussões sobre a democracia e a cidadania no mundo. Essas discussões também podem incluir filósofos antigos que discutem as raízes da democracia, como Sócrates e Platão, bem como filósofos modernos (do contexto do liberalismo político e do iluminismo) e da Contemporaneidade, como Jürgen Habermas, que fala sobre a democracia na atualidade.
  • Conhecimento: também é um tema amplo. Temos, desde a Antiguidade, filósofos, como Platão e Aristóteles, que falam sobre a teoria do conhecimento. Para eles, existiam diferentes graus de conhecimento que eram acessados pelo corpo e pelo raciocínio. Na Modernidade, essa discussão foi abordada por empiristas (que defendiam que o conhecimento advém da experiência prática e sensível) e racionalistas (que defendiam que qualquer conhecimento seguro advém do raciocínio).
Sair-se bem nas questões de filosofia no Enem é essencial para tirar uma boa nota geral.
Sair-se bem nas questões de filosofia no Enem é essencial para tirar uma boa nota geral.

Recorte histórico

  • Racionalismo moderno: os racionalistas defendem que o conhecimento advém apenas da capacidade racional, sem qualquer influência empírica ou prática. Essa noção moveu a filosofia racionalista de pensadores como os francês René Descartes e contrariou a teoria do conhecimento empirista.
  • Filosofia contemporânea: esse recorte da história da filosofia compreende o pensamento de filósofos desde a segunda metade do século XIX até os dias atuais. Podemos incluir dentro da Contemporaneidade:

- Marx e os marxistas

- a Escola de Frankfurt

- os pós-estruturalistas, como Foucault

- o pessoal da Ética do Discurso, como Habermas.

Independentemente da vertente, é necessário atentar-se à filosofia contemporânea se você está se preparando para o Enem.

Veja também: Como estudar filosofia para o Enem

  • Sofistas, Sócrates e Platão: um dos períodos que mais pesam na história da filosofia é a Grécia Clássica. Os principais nomes desse período são Sócrates, Platão e os inimigos intelectuais de Sócrates, os sofistas. Os sofistas defendiam que o conhecimento é relativo e depende do modo como a pessoa expressa-se. Platão e Sócrates defendem o conhecimento como algo que é estático e racionalmente estabelecido, sem a interferência da experiência prática.
  • Aristóteles e helenistas: um dos temas mais recorrentes nas questões de filosofia do Enem diz respeito à filosofia sistemática de Aristóteles e à filosofia helenística, de escolas como:

- o ceticismo

- o epicurismo

- o estoicismo

- o cinismo

Aristóteles renovou o modo de conceber-se o conhecimento, enquanto os helenistas pensaram em um novo modo de entender o mundo que se distanciava da ideia grega de democracia. A democracia não era mais um problema. O novo problema era: como o conhecimento interfere na vida individual?

Acesse também: Tales de Mileto – considerado o primeiro filósofo do Ocidente

Estudar história da filosofia é essencial para conseguir-se um bom desempenho na prova de ciências humanas do Enem.
Estudar história da filosofia é essencial para conseguir-se um bom desempenho na prova de ciências humanas do Enem.
  • Filosofia medieval: dividida entre filosofia patrística e filosofia escolástica, a produção de pensamento filosófico durante a Idade Média esteve ligada à Igreja Católica. Todo o pensamento intelectual e racional esteve submetido ao pensamento religioso.
  • Renascimento: o renascimento ou renascentismo foi um importante período para a história ocidental e para a produção de conhecimento. Os pensadores renascentistas, como Leonardo da Vinci e Maquiavel, buscaram estabelecer um novo tipo de pensamento que rompesse com a tradição essencialmente católica da Idade Média e voltasse à tradição greco-romana.
  • Idealismo alemão e Kant: buscando uma saída pelo problema do conhecimento deixado pelos racionalistas e pelos empiristas, Kant e os idealistas alemães tentaram resolvê-lo com uma espécie de revisão crítica da teoria do conhecimento.
  • Escola de Frankfurt: Adorno, Horkheimer e Marcuse são nomes da primeira geração da Escola de Frankfurt. Além deles, temos Habermas, um teórico da segunda geração e que aparece constantemente nas questões de filosofia do Enem. Os frankfurtianos são pensadores com inspiração marxista e freudiana, que buscam uma nova explicação para entender os dias atuais.
Por: Francisco Porfírio

Artigos relacionados

Conhecimento Empírico e o Empirismo

Saiba doze coisas fundamentais sobre Francis Bacon e dez coisas sobre John Locke, dois filósofos que afirmavam que o conhecimento é empírico.

Dicas de filosofia para o Enem

Você está se preparando para o Enem e quer umas dicas para otimizar seus estudos de filosofia para a prova? Então clique aqui e aproveite nossa lista com nove dicas!

Platão

Clique para conferir a biografia, principais obras e ideias, frases e um resumo do legado de Platão, um grande nome do pensamento ocidental.

Sócrates

Acesse este link para descobrir a história de Sócrates, importante filósofo grego, mestre de Platão e quem iniciou o Período Antropológico da Filosofia Antiga.

Ética

Quando pensamos sobre o modo como devemos agir, estamos fazendo uma reflexão ética. Aprenda o que Kant e Aristóteles pensavam sobre isso!