Dicas de filosofia para o Enem

A disciplina de filosofia costuma ser, entre estudantes do Ensino Médio, o que chamamos de “oito ou oitenta”, ou seja, ela desperta o amor de uns e o ódio de outros. No entanto, todo mundo que vai prestar a prova do Enem precisa estudar filosofia.

A prova de ciências humanas do Enem possui, no mínimo, oito questões de filosofia puras, isto é, que abordam assuntos específicos tratados por filósofos e pela história da filosofia. Também existe uma pegada interdisciplinar do Enem que traz questões que envolvem as várias disciplinas da mesma área, podendo relacionar filosofia com sociologia e história, por exemplo. Além disso, a filosofia fornece um excelente repertório para a redação. Veja, ao longo deste texto, algumas dicas para que você possa sair-se bem nas questões filosóficas desse importante exame.

Leia também: Tales de Mileto – considerado o primeiro filósofo do Ocidente

O Enem é o principal exame para ingresso nas melhores universidades do Brasil, e as questões de filosofia são importantes dentro dele.
O Enem é o principal exame para ingresso nas melhores universidades do Brasil, e as questões de filosofia são importantes dentro dele.

Dicas de filosofia para o Enem

  • Estude

Não há uma fórmula mágica e lícita que elimine a necessidade do estudo para o sucesso no Enem. No entanto, o estudo, para ser efetivo, deve ser bem estruturado e organizado. Procure criar um cronograma realista de estudo que inclua filosofia. Para saber mais detalhes sobre como estudar, clique aqui.

  • Leia, leia muito, leia como se não houvesse amanhã

As questões de ciências humanas geralmente possuem uma estrutura que envolve um texto, um enunciado e as alternativas. As questões de humanas, em geral, podem envolver as mais variadas formas de texto, como imagens, charges, além do texto escrito. No entanto, as questões de filosofia pura, aquelas oito questões somente de filosofia, não têm outra forma textual além do texto escrito. Portanto, é necessário interpretar. Para saber interpretar, é necessário ler. Leia muito!

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

  • Conheça a estrutura das questões

Conhecer a estrutura das questões é essencial para conseguir orientar-se na hora da prova. O tempo de resposta para cada questão gira em torno de três minutos, o que impede o candidato de perder tempo. As questões de filosofia têm um fragmento de texto de um filósofo canônico (um filósofo já consagrado) ou de um comentador (alguém que se limita a estudar e comentar a filosofia dos pensadores canônicos), um enunciado e as alternativas.

Veja mais: Sócrates – filósofo canônico responsável por mudar o rumo da filosofia de seu tempo

  • Por onde começar

Eu devo começar a ler a questão pelo início, ou seja, pelo fragmento do texto? Na minha opinião, não. Você deve começar a ler a questão pelo enunciado (aquela parte entre o fragmento de texto e as alternativas que dizem o que você deve fazer). Ao ler o enunciado, você já saberá o que procurar no fragmento de texto, e isso te economizará muito tempo.

  • Devo ler as referências do fragmento do texto?

Essa dúvida aparece em sala de aula às vezes. Poucas pessoas leem aquelas letrinhas miúdas que aparecem com as informações sobre os dados de publicação do texto. É preciso saber que, se isso tomar tempo, é melhor deixar para lá. No entanto, se você já leu o enunciado, leu o texto e leu as alternativas e não conseguiu obter uma resposta, tente ler as letrinhas miúdas. Se você estudou, pode ser que ler aqueles dados te faça associar alguma ideia de que você precisa para responder à questão. Como? Sim, o nome do autor do texto, o nome do filósofo em questão ou até mesmo o nome do livro do pensador podem desengatilhar em seu pensamento uma informação importante. O nosso cérebro não é linear. Ele trabalha com conexões, e essas conexões podem surpreender-nos.

  • O livro didático é seu amigo

Você tem um livro didático ou uma apostila de filosofia? Eles são seus amigos. Aproveite o conteúdo desses manuais para estudar em casa.

Acesse também: Platão – filósofo criador da teoria das ideias e discípulo de Sócrates

  • Videoaulas são bem-vindas?

Sim, videoaulas e podcasts são uma excelente ferramenta audiovisual para estudar. No entanto, tome cuidado com o conteúdo errado. Sugiro que busquem o material produzido pelo Brasil Escola no YouTube e nos agregadores de podcast buscando por Brasil Escola Podcasts.

Videoaulas e material audiovisual são bem-vindos, desde que sejam confiáveis.
Videoaulas e material audiovisual são bem-vindos, desde que sejam confiáveis.
  • Para estudar, lembre-se da recorrência e da relevância

Isso está no nosso texto Como estudar filosofia para o Enem e no texto Temas de filosofia que mais caem no Enem. Quem quer se sair bem no Enem, deve ficar de olho nas listas do que mais cai, para focar nesses conteúdos — isso é a recorrência: o quanto um tema é cobrado. Também devemos pensar na relevância: o quanto um tema é importante para aparecer no Enem.

Dica bônus

A redação, que também é um importante elemento da prova do Enem, pode ficar muito mais rica caso tenha bons elementos e citações de filósofos como repertório sociocultural. Leia muito e conheça a história da filosofia! Saiba um pouco sobre o pensamento dos principais filósofos, e, quando oportuno, cite-os em sua redação. Tome cuidado para não usar a citação de maneira desconexa com o assunto, pois isso pode demonstrar desconhecimento. Cuidado também para não citar pensadores muto citados fora de contexto, pois isso leva sua redação ao que se chama de clichê.

Por: Francisco Porfírio

Artigos relacionados

Temas de filosofia que mais caem no Enem

Clique aqui para acessar um texto sobre os temas mais recorrentes entre as questões de filosofia do Enem dos últimos anos e prepare-se para a prova!

Como estudar filosofia para o Enem

Clique aqui para ter acesso a um guia rápido de estudo de filosofia para o Enem! Pegue o caderno, as canetas, leia este texto e comece a estudar!

Platão

Clique para conferir a biografia, principais obras e ideias, frases e um resumo do legado de Platão, um grande nome do pensamento ocidental.

Aristóteles

Acesse este link e aprenda um pouco sobre Aristóteles, o grande filósofo grego que iniciou o período sistemático da Filosofia.

Tales de Mileto

Clique neste link para conhecer um pouco sobre a trajetória de Tales de Mileto, considerado o primeiro filósofo da Grécia Antiga.

Sócrates

Acesse este link para descobrir a história de Sócrates, importante filósofo grego, mestre de Platão e quem iniciou o Período Antropológico da Filosofia Antiga.