Métodos contraceptivos

Os métodos contraceptivos existem em razão da necessidade da mulher e/ou do casal decidir quando e quantos filhos deseja ter. Tal objetivo não é somente procurado por pessoas do mundo contemporâneo. Registros apontam que os egípcios, há mais de mil anos antes de Cristo, já utilizavam métodos rústicos para evitar a concepção. Graças ao avanço da ciência e da medicina, hoje temos à disposição uma gama deles, permitindo com que sejam adotados aqueles que mais se adaptam às condições do usuário.

É importante frisar que, apesar de ser a mulher quem engravida, ambos os gêneros devem ser responsáveis pela prevenção à gravidez indesejada, assim como de doenças sexualmente transmissíveis. Além disso, cabe ao homem o ato de assumir a paternidade responsável e participar das decisões que envolvam a criança.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Por último, vale ressaltar que, apesar da existência de muitos métodos contraceptivos na atualidade, somente a camisinha feminina e masculina são capazes de prevenir, além da gravidez não planejada, muitas das doenças sexualmente transmissíveis; sendo importante seu uso em todas as relações. Infelizmente, tais métodos não fornecem 100% de eficácia na prevenção de tais problemas, o que mostra também a importância do sexo responsável.

Essa seção foi criada com o objetivo de fornecer informações para serem utilizadas por alunos de Ensino Fundamental e Médio em suas pesquisas escolares e, também, para informar os leitores em geral. No entanto, é importante ter ciência de que nossos textos não substituem uma boa orientação médica.

Boa leitura!

O uso da camisinha masculina ou feminina, em todas as relações, é essencial.

Por: Mariana Araguaia

Artigos de Métodos contraceptivos

A importância da camisinha

O método contraceptivo que, além de prevenir uma gestação não planejada, protege os parceiros contra doenças sexualmente transmissíveis.

Anel vaginal

O anel vaginal é um método contraceptivo hormonal. De princípios semelhantes ao da pílula anticoncepcional, o anel vaginal tem a vantagem de ser mais prático do que a pílula.

Camisinha feminina

A camisinha feminina é muito eficaz na prevenção de DSTs e de uma gravidez não planejada. A camisinha feminina pode ser introduzida até oito horas antes da relação sexual.

Coito interrompido

Método contraceptivo comportamental cuja eficácia é controversa.

Como colocar a camisinha feminina

É fato que a camisinha é um método seguro para a prevenção de DSTs e gravidez não planejada. Aqui, ensinamos como colocar a camisinha feminina.

Como colocar a camisinha masculina

É fato que a camisinha é um método seguro para a prevenção de DSTs e gravidez não planejada. Aqui, ensinamos como colocar a camisinha masculina.

Diafragma

Método contraceptivo de barreira bastante discreto.

DIU

O dispositivo intrauterino, DIU, é um método contraceptivo altamente eficaz. Algumas das vantagens do DIU incluem sua alta eficácia, durabilidade e praticidade.

Espermicida

Método contraceptivo bastante eficaz se utilizado juntamente com a camisinha ou diafragma.

Essure®

Essure® é um método contraceptivo irreversível que consiste no implante de minimolas nas tubas uterinas, impedindo a fecundação.

Laqueadura

Laqueadura é o nome do processo de esterilização feminina que consiste no isolamento das tubas uterinas. Dessa forma, a laqueadura impede a união dos gametas.

Método do muco cervical

Conheça o método do muco cervical, uma maneira natural de prevenir a gravidez.

O método da tabelinha

A tabelinha é um método que permite com que se estime a provável data da ovulação e, consequentemente, o período fértil. A tabelinha não é um método contraceptivo eficaz.

Pílula anticoncepcional

Método que previne a gravidez e alguns desconfortos relacionados à questão hormonal.

Pilula do dia seguinte

Saiba mais sobre este contraceptivo de emergência.

Vasectomia

Clique aqui e saiba mais sobre a vasectomia, método contraceptivo que muitos homens optam por fazer.