O método da tabelinha

Tabelinha é o nome dado a um método pelo qual, por meio de cálculos e estimativas, busca-se a provável data da ovulação, com a finalidade de evitar ou ter relações sexuais para, respectivamente, diminuir ou aumentar as chances de se engravidar.

Para que sua eficácia seja maior, é interessante, antes de tudo, que a mulher tenha conhecimento de seu ciclo menstrual. Para isso, ela deve anotar, por no mínimo seis meses, o primeiro dia de cada menstruação que tiver nesse espaço de tempo. Depois, munida de tais informações, deverá analisar a duração de seu ciclo menstrual.

Ciclo menstrual é o intervalo de tempo entre uma menstruação e outra. Por exemplo:

ciclo de 28 dias

Neste caso, o ciclo dessa pessoa é de 28 dias.

A ovulação ocorre, geralmente, na metade do ciclo menstrual. Assim, em um ciclo de 28 dias, tal evento, provavelmente, será no 14º dia.

dia provável de ovulação

Como é no período de ovulação que a mulher está mais propícia a engravidar, e também pelo fato de que os espermatozoides podem sobreviver por até quatro dias no interior do corpo feminino; é interessante, para aquelas que não querem uma gestação, a abstinência quatro dias antes, durante, e quatro dias depois da provável data da ovulação. Para aquelas que, ao contrário, desejam a concepção, tais datas são ideias para o coito.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

dias para engravidar

É válido lembrar que a tabelinha só deve ser considerada, para evitar a gravidez, se ela estiver aliada a outo método contraceptivo, sendo o melhor de todos eles a camisinha, já que também previne a transmissão de doenças sexualmente transmissíveis, inclusive a AIDS. Isso porque inúmeros fatores, como estresse, noites mal dormidas, má alimentação e problemas hormonais; são capazes de alterar o ciclo menstrual e/ou a data da ovulação.

Pelos mesmos motivos expostos, e pelo fato de que, na adolescência, os ciclos menstruais tendem a ser irregulares; tal método não deve ser considerado por pessoas nessa faixa etária.

Importante:

Como nem sempre é fácil decorar a data em que o ciclo menstrual se iniciou, é interessante adotar um calendário para que, nele, tais anotações sejam feitas.
 

Aproveite para conferir a nossa videoaula sobre o assunto:

Ao adotar a tabelinha, é recomendável anotar o início de cada menstruação em um calendário

Ao adotar a tabelinha, é recomendável anotar o início de cada menstruação em um calendário

Por: Mariana Araguaia

Artigos relacionados

Como escolher o método contraceptivo?

Aprenda como escolher o método contraceptivo ideal para evitar transtornos futuros com a técnica escolhida.