Essure®

Essure® é o nome de um método contraceptivo permanente, criado pela empresa norte-americana Conceptus®. Trata-se de dispositivos macios e flexíveis feitos de aço inoxidável, revestidos por uma capa de níquel-titânio. Com cerca de quatro centímetros e espessura de um fio de cabelo, são semelhantes a pequenas molas.

O Essure® é inserido pelo canal vaginal até o útero e, dele, até o local de implante, por meio de um aparelho extremamente fino, denominado histeroscópio. Assim, tal procedimento não necessita de anestesia, é rápido, não requer repouso, e permite que a mulher, rapidamente, volte a executar suas atividades normais.

Com a introdução de um dispositivo em cada tuba uterina, há sua cicatrização e consequente bloqueio, inviabilizando o encontro entre ovócito e espermatozoide, graças à ação mecânica em tal região.

Tais molas não contêm hormônios e, dessa forma, não alteram o ciclo menstrual. Outra vantagem é que, apesar de ter eficácia tão alta quanto a da laqueadura, não requerem cirurgia, evitando a dor, o uso de anestesia, cortes e a existência de cicatrizes.

O Essure® é um método irreversível. Mesmo retirando as minimolas, a única forma de a gravidez ser viabilizada é por meio de técnicas de reprodução assistida. Outra desvantagem é o alto custo, uma vez que se trata, ainda, de uma novidade em nosso país.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Vale lembrar que, como demora cerca de três meses para que as tubas uterinas sejam completamente bloqueadas, é importante a utilização de pelo menos um método contraceptivo durante esse período. Depois, é necessário que a mulher faça uma radiografia da pelve, denominada histerossalpingografia, com a finalidade de checar se o dispositivo permanece no local correto.

Importante:

O caso do Essure®, para o Ministério da Saúde, é o mesmo que se aplica à laqueadura: só pode ser adotado por mulheres acima de 25 anos e/ou com pelo menos dois filhos vivos. Tal método também é contraindicado àquelas que estão grávidas, possuem alguma infecção e/ou que não têm total convicção quanto ao fato de não quererem novos filhos.

Vale lembrar que, assim como outros contraceptivos, exceto a camisinha masculina e feminina; o Essure® não previne suas usuárias contra doenças sexualmente transmissíveis.

Local em que o Essure® é inserido

Local em que o Essure® é inserido

Por: Mariana Araguaia

Artigos relacionados

Como escolher o método contraceptivo?

Aprenda como escolher o método contraceptivo ideal para evitar transtornos futuros com a técnica escolhida.