Método do muco cervical

O método do muco cervical é uma alternativa para mulheres que não podem utilizar medicamentos ou métodos de barreira.

Diversos são os métodos atuais para evitar uma gravidez, entre eles, a camisinha, o DIU, os anticoncepcionais orais e injetáveis, além de cirurgias, tais como a laqueadura. Apesar disso, muitas mulheres optam pela utilização de métodos mais naturais. Dentre esses métodos, destaca-se o método do muco cervical também conhecido como método da ovulação de Billings.

O método do muco cervical, desenvolvido por pesquisadores australianos, é utilizado para que a mulher saiba em que época do ciclo menstrual ela se encontra, observando apenas as características do muco que é eliminado pelo orifício vaginal. Para isso, é fundamental que ela observe diariamente a secreção e aprenda a reconhecê-la. Somente uma mulher que conhece bem o corpo é capaz de conseguir melhores resultados com o método.

Logo após a menstruação, a mulher não observa nenhuma secreção cervical e geralmente o primeiro muco que aparece é grosso, opaco e mais pastoso. Depois de alguns dias, ele vai ficando mais líquido, leitoso e escorregadio. Quando o muco se apresenta transparente e elástico, semelhante à clara de ovo, é sinal de que está ocorrendo a ovulação. Após aproximadamente quatro dias, o muco volta a ficar mais espesso e sem elasticidade. Caso a mulher não queira engravidar, é importante que ela não tenha relações sexuais desprotegidas nos dias com muco característico de ovulação.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O muco transparente e elástico é resultado da ação do estrogênio, que se encontra no ápice de sua produção. Essa secreção é fundamental para garantir a fecundação, uma vez que facilita a natação dos espermatozoides.

O método apresenta algumas vantagens, pois, além de não possuir efeitos colaterais, não gera nenhum custo e a mulher não precisa de nenhuma prescrição médica. Apesar disso, é importante destacar que ele não evita doenças sexualmente transmissíveis e exige muitos períodos de abstinência sexual.

Vale destacar também que é um método que necessita de muita disciplina por parte da paciente, sendo assim, seu nível de eficácia é considerado relativo. Estima-se que o nível de falha é de aproximadamente 20 %.

O método do muco cervical é, sem dúvidas, uma grande vantagem para mulheres que não podem usar determinados medicamentos ou métodos de barreira. Por ser um método comportamental, é de fundamental importância que o casal esteja em sintonia e entenda a importância dos períodos de abstinência, pois só assim o método será eficiente.

O muco produzido no colo do útero muda de textura e coloração durante o ciclo menstrual

O muco produzido no colo do útero muda de textura e coloração durante o ciclo menstrual

Por: Vanessa Sardinha dos Santos

Artigos relacionados

Como escolher o método contraceptivo?

Aprenda como escolher o método contraceptivo ideal para evitar transtornos futuros com a técnica escolhida.