Benefícios do chocolate

Benefícios do chocolate são observados quando consumimos chocolates com alto teor de cacau, uma vez que esse produto possui compostos que auxiliam na nossa saúde.

Cacau partido ao meio, sementes de cacau e barras de chocolate em superfície de madeira
O teor de cacau presente no chocolate está diretamente relacionado com os benefícios que esse alimento proporciona à nossa saúde.

Os benefícios do chocolate são inúmeros, destacando-se por ser um alimento rico em antioxidantes, que ajudam a proteger contra doenças cardiovasculares e até mesmo alguns tipos de cânceres. O chocolate também reduz o colesterol LDL, aumenta a sensibilidade à insulina e promove sensação de prazer quando ingerido.

Seus benefícios estão diretamente relacionados com a quantidade de cacau que possui. Isso significa, portanto, que os chocolates mais saudáveis são os amargos, os quais apresentam teor de cacau a partir de 70%. Apesar de ser considerado um alimento funcional, o chocolate deve ser consumido com moderação.

Leia mais: Dicas de uma alimentação saudável

Tópicos deste artigo

Principais benefícios do chocolate

O chocolate é um alimento energético e nutritivo, sendo responsável por fornecer proteínas, carboidratos, vitaminas e sais minerais. Dentre os sais minerais encontrados nele, podemos destacar o magnésio, o cálcio, o cobre, o zinco, o potássio e o ferro. Em relação ao magnésio, é importante destacar que é um sal mineral que favorece o controle da pressão arterial. Já dentre as vitaminas, destacam-se as do complexo B e a C.

O chocolate amargo apresenta uma grande quantidade de cacau em sua composição e, consequentemente, é rico em compostos fenólicos com grande capacidade antioxidante, os quais combatem os efeitos nocivos dos radicais livres. Ao minimizar a ação dos radicais livres, o chocolate diminui o risco do desenvolvimento de doenças cardiovasculares e até mesmo de alguns tipos de cânceres.

O chocolate também melhora à sensibilidade à insulina, possuindo, desse modo, uma capacidade de redução da glicemia. Além disso, o consumo de chocolate amargo reduz o colesterol LDL, melhora a função cognitiva cerebral e a memória e ajuda a reduzir o risco de AVC. Por ter grande quantidade de flavanóis e procianidinas, o chocolate também reduz a tendência de agregação plaquetária, reduzindo, portanto, a formação de coágulos.

Pedaços de chocolate em barra em superfície escura
O chocolate pode ser benéfico para a saúde do coração.

No chocolate é encontrado também teobromina, que tem papel importante na redução da pressão arterial. Além disso, a substância apresenta propriedades diuréticas, estimulantes e também relaxantes.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Não podemos deixar de citar também o prazer que sentimos ao comermos o chocolate. Nesse alimento é encontrado o triptofano, um precursor da serotonina, que atua na regulação do nosso humor. Além disso, esse alimento estimula a liberação de endorfinas. O chocolate também reduz a excreção de catecolaminas e do cortisol, sendo uma importante arma contra a ansiedade.

Todos os chocolates são benéficos?

O chocolate é considerado um alimento funcional, ou seja, oferece benefícios à saúde. Entretanto, engana-se quem pensa que seus benefícios podem ser observado em todas as variações do produto. Os efeitos benéficos à saúde estão relacionados diretamente com a quantidade de cacau presente no chocolate, sendo assim, a promoção da saúde é uma característica presente nos chocolates ditos amargos.

O chocolate branco apresenta apenas a manteiga do cacau em sua composição, não sendo nem mesmo considerado um tipo de chocolate. O chocolate amargo apresenta 70% ou mais de cacau, o chocolate meio amargo, cerca de 40%, e o chocolate ao leite, de 30%. Dentro do grupo dos amargos, podemos ainda encontrar diferenças, sendo, por exemplo, o que contém 90% de cacau mais saudável que o que contém 70%. Apesar dos benefícios, muitas pessoas não gostam do sabor amargo apresentado pelos chocolates com maior teor de cacau.

A quantidade de chocolate recomendada diariamente ainda não está bem estabelecida. Alguns autores, no entanto, indicam um consumo variando de 6 g a 100 g diariamente.

Leia mais: Riscos de dietas restritivas

O consumo de chocolates pode causar danos à saúde?

O chocolate é um alimento nutritivo, energético e também bastante saboroso. Por melhorar nosso humor e provocar sensação de prazer, muitas vezes, ele é ingerido de maneira excessiva. Esse alimento, no entanto, apresenta muitas calorias, podendo provocar ganho de peso e contribuir para o sobrepeso e a obesidade. Desse modo, seu consumo deve ser feito com moderação.

Não podemos deixar de citar que o chocolate pode causar sintomas imediatos desagradáveis quando consumido em excesso. Algumas pessoas podem apresentar, por exemplo, diarreia, refluxo, enjoo tonturas, zumbidos, entre outros problemas.

Por: Vanessa Sardinha dos Santos

Artigos relacionados

Alimentação Saudável

Como alimentar-se melhor, dicas de alimentação saudável, como se alimentar melhor na época do vestibular, alimentos que devem ser evitados, alimentação balanceada, igestão de líquidos.

As vitaminas

Clique aqui e conheça algumas vitaminas, onde são encontradas e o que sua falta pode ocasionar em nosso organismo.

Cacau

Conheça um pouco mais sobre o cacau, o fruto utilizado na fabricação do chocolate. Veja aqui seus benefícios e usos.

Insulina

Amplie seus conhecimentos sobre a insulina, um importante hormônio humano que se relaciona com o controle da quantidade de glicose no sangue.

Neurotransmissores

Aprenda mais sobre os neurotransmissores, substâncias químicas que atuam garantindo a passagem de informação de um neurônio para uma célula-alvo.

Sais minerais

Como os sais minerais atuam em nosso organismo e onde podem ser encontrados.

Serotonina

Clique no texto e saiba o que é serotonina. Veja quais são os alimentos que ajudam a produzir a serotonina e como esse neurotransmissor atua no corpo.