Química dos Alimentos

A sociedade mudou muito nos últimos tempos, em todos os aspectos; e com a alimentação não foi diferente. O que nós comemos hoje é muito diferente do que o que nossos ancestrais comiam, por diversos fatores, como aumento da população, crescimento da população urbana e diminuição da rural, ingresso da mulher no mercado de trabalho, entre outros fatores.

Hoje a população consome mais alimentos industrializados e poucos legumes e verduras. Muitos destes produtos industrializados contêm baixíssimo valor nutritivo e podem até, a longo prazo, trazer sérios prejuízos à saúde.

Por esses e por outros motivos é importante conhecer o processo de industrialização por trás da produção desses alimentos. Isso envolve conhecer seus componentes químicos sintetizados em laboratório e o efeito destes para o organismo.

Além disso, os alimentos que fazem bem à saúde, como frutas, legumes e verduras, possuem compostos químicos naturais que auxiliam no funcionamento do organismo em diversos aspectos.

Assim, conhecer a Química dos alimentos pode nos ajudar a adquirir uma dieta mais saudável, a ser mais seletivos com os alimentos que ingerimos e evitar riscos à nossa saúde e à de nossa família.

Por: Jennifer Rocha Vargas Fogaça

Artigos de Química dos Alimentos

Últimas Aulas

Artigo
Guerra Guaranítica (1753-1756)
Titulação ou titulometria
Noam Chomsky
Todas as vídeo aulas

Versão completa