Diferença entre diet e light

Você sabe dizer se uma pessoa que quer emagrecer deve comer um alimento diet ou light?
Você sabe dizer se uma pessoa que quer emagrecer deve comer um alimento diet ou light?

Quando você compra um produto diet ou light, você sabe o que está comendo? Existem muitos conceitos errôneos sobre esses termos, por exemplo, muitos acham que os alimentos diet são apenas alimentos sem açúcar e que os produtos light são aqueles que não engordam.

Porém, isso não é totalmente verdade. Veja o que realmente cada um significa e quais são os fatores envolvidos no consumo deles:

  • Diet

Esse termo é usado para se referir a alimentos que não contêm algum nutriente que não pode ser consumido por pessoas que fazem dietas especiais, ou seja, pessoas que têm condições metabólicas e fisiológicas específicas. Por exemplo, pessoas diabéticas fazem dietas sem açúcar, pessoas hipertensas fazem dietas sem sal, quem tem excesso de colesterol faz dieta sem gordura e assim por diante. Portanto, os alimentos diet retiram algum componente alimentar, que não precisa necessariamente ser o açúcar, pode também ser sal, gordura e alguns aminoácidos.

A ANVISA regulamenta esses alimentos por meio da Portaria SVS/MS 29, de 13 de janeiro de 1998 (Alimentos Para Fins Especiais - Versão Republicada - 30.03.1998). Segundo essa portaria, esses alimentos para fins especiais classificam-se em três:

1. Alimentos para dietas com restrição de nutrientes tais como carboidratos, gorduras, proteínas, sódio e outros alimentos destinados a fins específicos;

2.  Alimentos para ingestão controlada de nutrientes, como para controle de peso, para praticantes de atividade física, para nutrição enteral e para ingestão controlada de açúcares;

3. Alimentos para grupos populacionais específicos, como alimentos de transição para lactentes, crianças de primeira infância, gestantes, nutrizes, alimentos à base de cereais para alimentação infantil, fórmulas infantis, alimentos para idosos e para os demais grupos populacionais específicos.

Essa Portaria estabelece também que, no rótulo da embalagem do produto, o termo "diet" pode, opcionalmente, ser utilizado para os alimentos para dietas com restrição de nutrientes, para os alimentos exclusivamente empregados para controle de peso e alimentos para dieta de ingestão controlada de açúcares.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Esse conceito nos mostra que um alimento que é diet porque não contém açúcar pode conter a mesma quantidade de gordura ou até mais que um alimento “normal”. Por exemplo, o chocolate diet é indicado para diabéticos, pois seu açúcar é substituído por adoçantes. Porém, como a estrutura do alimento é alterada, são adicionadas mais gorduras para manter a textura habitual do chocolate; por isso não é indicado para obesos.

  • Light

O termo light significa “leve”, porque esses alimentos possuem redução mínima de 25% do valor calórico ou da porcentagem de nutrientes em relação ao seu similar. A ANVISA traz por meio da Portaria SVS/MS 27, de 13 de janeiro de 1998 (Informação Nutricional Complementar) uma tabela (5.2) que estabelece quais são esses valores que devem ser reduzidos.

Os alimentos light diferenciam-se dos diet porque a retirada de um componente não energético, como acontece no caso de um alimento diet que retirou sal, não implica em uma redução da quantidade de calorias do alimento, que é o que ocorre no produto light.

No caso desses alimentos, também é preciso prestar atenção se foi acrescentado outro componente calórico para a manutenção da cor, textura, entre outros. Por exemplo, no queijo e no requeijão light, retira-se a gordura, no entanto, aumenta-se a quantidade de sal. Por isso, pessoas com hipertensão não podem se alimentar desses produtos.

Examine bem o rótulo com as informações nutricionais do produto antes de decidir qual comprar
Examine bem o rótulo com as informações nutricionais do produto antes de decidir qual comprar

Isso nos mostra a importância de examinar bem todas as informações nutricionais fornecidas pelo rótulo, tais como os carboidratos, as proteínas, as gorduras e os açúcares, e não somente os termos diet e light.

Além disso, mesmo possuindo menos calorias, se esses alimentos forem consumidos de modo exagerado, eles também podem engordar.

Por: Jennifer Rocha Vargas Fogaça

Artigos relacionados

Aditivos alimentares

Substância adicionada propositadamente a um alimento com o objetivo de alterar suas características.

Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa)

Saiba mais sobre a Anvisa, uma autarquia que atua em todo o país no controle da produção e distribuição de vários produtos.

Açúcar invertido

Conheça a composição química, a reação de obtenção e as aplicações do açúcar invertido.

De onde vem a energia dos alimentos?

Saiba de onde vem a energia dos alimentos e como o processo de fotossíntese é extremamente importante para a manutenção de toda a vida na Terra.

Dieta sem glúten pode ajudar a emagrecer?

Veja mitos e verdades sobre a dieta sem glúten e descubra se ela realmente ajuda a emagrecer com saúde.

Diferença entre mar e oceano

Clique e descubra os critérios para estabelecer a diferença entre mar e oceano!

Glúten - composição e fontes na alimentação

Leia este texto e descubra a composição química do glúten, suas fontes na alimentação, suas principais propriedades e se ele faz mal à saúde.

O que são as calorias?

Conheça a definição do termo “calorias”, como entender corretamente esse termo nos rótulos de alimentos e como elas são medidas.

O que são triglicerídeos?

Conheça a estrutura dos triglicerídeos e entenda porque o excesso de gordura animal pode trazer sérios danos à saúde.

Sal light

Você sabia que existe sal light? Não? Clique aqui e entenda!