Energia Nuclear

Usina nuclear

A capacidade de gerar energia através das usinas nucleares está baseada na fissão (quebra) de átomos em um reator. Esse processo consiste em uma reação nuclear em cadeia gerando enorme quantidade de calor. A energia produzida na fissão nuclear é utilizada em usinas para aquecer caldeiras e gerar vapor.

O combustível que move as usinas nucleares em geral é o urânio, esse elemento é abundante na natureza e bastam alguns quilos para gerar energia suficiente a um enorme prédio. Mas existem outros elementos capazes de gerar energia através da fissão nuclear como o Plutônio, o Urânio e o Tório.


Funcionamento de uma usina nuclear:

O reator nuclear, coração da usina, usa a energia contida no interior do átomo para, simplesmente, ferver água. Daí para frente, tudo funciona como em uma usina a vapor qualquer, movida a carvão ou petróleo. O vapor d’água gerado será induzido a passar por um sistema de turbinas, as quais irão fazer girar um gerador produzindo energia elétrica.

As usinas nucleares é uma das formas de obtenção de energia elétrica característica de países desenvolvidos, levando em consideração o alto custo de instalação e a avançada tecnologia implantada ao processo.

Vantagens da usina nuclear:

• Utilização das radiações em múltiplas aplicações da medicina, agropecuária, indústria e meio ambiente;
• A nucleoeletricidade que gera energia.

Desvantagens da usina nuclear:

• O efeito devastador das bombas atômicas;
• Acidentes nucleares;
• Diversos tipos de resíduos e materiais radioativos e o destino indevido desse lixo atômico.

Por: Líria Alves

Artigos Relacionados

Últimas Aulas

Perestroika e Glasnost
Reprodução sexuada
Transformação isobárica
Óptica no Enem: como esse tema é cobrado?
Todas as vídeo aulas

Versão completa