Oceanos e mares

Oceanos e mares formam ondas propícias para a prática de esportes.

Os oceanos e mares são de fundamental importância para o nosso planeta, pois contribuem para o equilíbrio climático, além de ser muito importante para a economia dos países. Tendo em vista que a maioria dos fluxos comerciais (exportação e importação) ocorre através dos oceanos.

Esses recursos hídricos oferecem também peixes, que são pescados e comercializados gerando renda. Seu subsolo pode abrigar enormes jazidas de petróleo.
No passado, os oceanos e mares serviram de vias para que os navegadores atingissem terras desconhecidas, como por exemplo, as Américas.


Atualmente são considerados como oceanos: Pacífico, Atlântico, Índico, Ártico e Antártico.

Os oceanos são gigantescas massas de água salgada que abrangem uma enorme parte da superfície terrestre, superando as de terras emersas. Entre os oceanos não existe separação geográfica, isto é, todos se encontram interligados em uma só massa de água.

As partes dos oceanos que se encontram perto de áreas continentais ou dentro dos mesmos são consideradas mares, que apresentam pouca profundidade e são influenciados por elementos oriundos das áreas continentais, como as águas de rios que neles desembocam.

Os mares são classificados em: mares abertos, mares interiores e mares fechados; organizados de acordo com a sua disposição no espaço e suas características geográficas.

• Mares abertos: são mares ligados com oceanos vizinhos.
• Mares interiores: são mares ligados com oceanos vizinhos por meio de estreitos.
• Mares fechados: são aqueles mares que não possuem nenhum tipo de ligação direta com o oceano.

Por: Eduardo de Freitas

Artigos Relacionados

Últimas Aulas

Estrutura fundiária do Brasil
Perestroika e Glasnost
Esclerose múltipla
Liberdade
Todas as vídeo aulas

Versão completa